sábado, 4 de maio de 2019

Governo federal corre o risco de ficar inadimplente

Crédito da imagem: Folha

Edição de hoje do jornal Folha, sob nova direção, traz um assunto de relevante importância para o governo do presidente Bolsonaro.  A matéria leva a assinatura do jornalista Thiago Resende. Como de costume, tentarei destrinchar a matéria para melhor compreensão dos leitores deste blog.  Trata-se projeto de lei que autoriza o governo federal a gastar R$ 248 bilhões com recursos a serem obtidos com venda de títulos da dívida emitido pelo Tesouro Nacional, o já conhecido "rombo fiscal" ou parte dele. 

Pela primeira vez que o governo federal precisa de autorização do Congresso Nacional, para emitir títulos de dívida pública especificamente para pagamento de despesas correntes como salários, Previdência Social e benefícios assistenciais como BCP (benefícios a idosos carentes e pessoas deficientes). A chamada "regra de ouro" foi instituído pelo governo Temer, para impedir que os gastos correntes fossem feitos "ao léu". 

O governo do presidente Bolsonaro, sem ter assegurada a maioria parlamentar, qual seja, 257 votos de deputados e 41 voto de senadores, vai deparar com uma situação inusitada de "inadimplência", se o Congresso Nacional não aprovar urgentemente o projeto de lei que autoriza o governo a gastar R$ 248 bilhões, com recursos obtidos com  a venda de títulos públicos. O ministro Paulo Guedes tenta articular os parlamentares para sair desta situação de mixórdia.

Governo federal corre o risco de ficar "inadimplente".

Ossami Sakamori

O espaço abaixo está disponível para tecer comentários.


Nenhum comentário: