sábado, 18 de maio de 2019

Dia de ontem, foi dia de bruxas!


A semana que está a terminar, não foi nada bom para o presidente Jair Bolsonaro.  O presidente Bolsonaro sofreu duas derrotas na área política.  A primeira é aquela amplamente noticiada sobre a Reforma da Previdência encaminhada pelo presidente e a segunda derrota é o afastamento espontâneo e unilateral do seu guru Olavo de Carvalho de apoio explícito ao seu governo, após críticas feitas aos ministros militares do seu governo.

A reforma da previdência que seria o "carro chefe" do seu feito no exercício da presidência da República será substituída por um substitutivo que o presidente da Câmara Rodrigo Maia, autorizou o relator da matéria, fazê-lo. No episódio, o presidente Bolsonaro perde e ganha o Rodrigo Maia presidente da Câmara.  Neste embate dos bastidores, ganha o "gordinho" como é tratado o presidente da Câmara e perde o presidente da República capitão do Exército.  

Na queda de braço entre o seu guru, o Olavo do Carvalho, e os militares de alto escalão, especificamente com o general de divisão da reserva do Exército Brasileiro e atual ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, quase custou a cabeça do auxiliar general.  Outro episódio foi com o general de exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro até 11 de janeiro último. Sobretudo o general Villas Bôas foi destratado pelo "guru" do presidente, publicamente, como "general de cadeira de rodas".  No mínimo o tratamento dispensado pelo "guru" ao general Villas Bôas foi totalmente deselegante, considerando que o general é portador de uma grave doença degenerativa.  


Todo esse imbróglio foi transmitido quase que instantaneamente pela imprensa impressa e televisiva. O mercado financeiro reagiu mal.  O índice Bovespa caiu a menos de 90.000 pontos e o dólar comercial fechou a R$ 4,10, a maior cotação desde 20 de setembro de 2018. O Banco Central já anunciou leilão de venda de dólar num montante de US$ 3,75 bilhões para segunda feita, para "tentar" conter a alta.  Vamos ver no que vai dar... 

Dia de ontem, foi dia de bruxas!

Ossami Sakamori

Esta matéria poderá ser reproduzida em parte ou na sua totalidade. 


2 comentários:

Eli Reis disse...

Eu até já enviei mensagem ao presidente dizendo que muita coisa poderia ser feita, negociar com o congresso, criar uma agenda positiva e ser menos contundente nos ataques. Não adianta ser grosseiro com todos e ríspido nos comentários. Isso só complica toda a situação.
Ressaltei que acreditamos nele, mas o Brasil precisa andar.
Não sei se ele lerá meu conselho, mas ainda assim tenho esperança.
Vamos em frente!

daniel disse...

É difícil escrever para brasileiros(as) que não acreditam no "foro de são paulo" fundado por Lula, Fidel Castro e Hugo Chaves para dominar com o Comunismo (ditadura e roubalheira) todos os países da América do Sul. Venezuela com Maduro(seguidor de Hugo Chaves) está à deriva. O Brasil sucumbiu com Lula e Dilma; e só não avançou nesse projeto porque Bolsonaro ganhou mas, todas as Instituições estão aparelhadas pelo petismo, inclusive alguns Generais do Exército. Por isso Olavo de Carvalho, pioneiro em alertar sobre o foro de são paulo, está alertando Bolsonaro. Olavo não é guru; é um brasileiro que vê o que muitos não querem ver, ou seja, Tem gente trabalhando á favor do Comunismo e mesmo ao lado de Bolsonaro, trabalha contra ele. A China é comunista e á despeito de assuntos comerciais alguns vão até lá puramente para debater ideologia comunista. Isso é ruim para o Brasil e qualquer país que se diz Democrático. Rodrigo Maia é denunciado por falcatrua e quer ditar as regras do jogo; de que jeito? No antigo toma lá dá cá? Temos que mudar e não continuar nessa mesmice que deixa os população brasileira pagando uma carga pesada de impostos para sustentar um bando de "canalhas" anti-patriotas. Bolsonaro está correto em não fazer negociatas. Ou o povo sai ás ruas e defende a lisura nas negociações e urgência nas votações dos projetos essenciais para o Brasil, ou sucumbiremos.