terça-feira, 28 de maio de 2019

Brasil entrega base de Alcântara para os Estados Unidos


O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre Brasil e Estados Unidos para exploração da base de Alcântara (MA) foi encaminhado pelo presidente Bolsonaro para o Congresso Nacional no último dia, 24 de maio, para ser analisado e votado pelos parlamentares. O Acordo prevê proteção das tecnologias de lançamento de foguetes por ambos países, oficialmente.  No entanto, o Acordo, na prática visa preservar a tecnologia de lançamento de foguetes dos Estados Unidos porque o Brasil não tem nada a acrescentar na área de lançamento de objetos espaciais.

O Acordo, em tese, permite que ambos países possam operar a partir de Alcântara, atendendo às regras de licenciamento e lançamento, tendo seus segredos industriais preservados. É óbvio que a base de Alcântara será, na prática, operada por norte-americanos, porque os brasileiros não tem tecnologia e nem capital para se aventurar no setor espacial.  

Segundo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicação, o objetivo do Acordo é o desenvolvimento econômico e social do País, trazendo oportunidades de avanços científicos e tecnológicos. Claramente que este discurso é para "inglês ver".  Os Estados Unidos não vão transferir tecnologia desenvolvida ao longo de décadas com vultosos investimentos e muitas vidas ceifadas até chegar no estágio de desenvolvimento da tecnologia espacial.  

No entanto, o Acordo para utilização da base de Alcântara trará movimentação financeira, segundo Ministério do astronauta Marcos Pontes, movimento financeiro para manutenção da base ao redor de US$ 3,5 bilhões por ano. Importante, também, deixar "explícito" que os Estados Unidos não poderão utilizar a base de Alcântara para fins militares, tais como o lançamento de mísseis balísticos intercontinentais.   É o que eu penso...

Sobre mesmo tema: Bolsonaro entregará Base de Alcântara aos Estados Unidos postado em 18/11/2018.

Um comentário:

Daniel Camilo disse...

É verdade Sr Sakamori. Porém, essa Base de Alcântara é muito cobiçada, então é melhor fazer um acordo com os Estados Unidos(Direita Conservadora) do que com a Rússia ou China Comunista(Esquerda Comunista).Essa é minha visão de leigo e, portanto, posso estar equivocado.