terça-feira, 25 de setembro de 2018

Pela Democracia, pelo Brasil

Crédito da imagem: Isto É


Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.

Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.
Como todos os brasileiros, sabemos da profundidade dos desafios que nos convocam nesse momento. Mais além deles, do imperativo de superar o colapso do nosso sistema político, que está na raiz das crises múltiplas que vivemos nos últimos anos e que nos trazem ao presente de frustração e descrença.
Mas sabemos também dos perigos de pretender responder a isso com concessões ao autoritarismo, à erosão das instituições democráticas ou à desconstrução da nossa herança humanista primordial.
Podemos divergir intensamente sobre os rumos das políticas econômicas, sociais ou ambientais, a qualidade deste ou daquele ator político, o acerto do nosso sistema legal nos mais variados temas e dos processos e decisões judiciais para sua aplicação. Nisso, estamos no terreno da democracia, da disputa legítima de ideias e projetos no debate público.
Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático.
Conhecemos amplamente os resultados de processos históricos assim. Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários.
Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos.
Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora.
É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós.
Prezamos a democracia. A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica, o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.
Por isso, estamos preparados para estar juntos na sua defesa em qualquer situação, e nos reunimos aqui no chamado para que novas vozes possam convergir nisso. E para que possamos, na soma da nossa pluralidade e diversidade, refazer as bases da política e cidadania compartilhadas e retomar o curso da sociedade vibrante, plena e exitosa que precisamos e podemos ser."
Miguel Reale Jr. e outros

5 comentários:

Blog do Ed disse...

O Bolsonaro quer restabelecer o império da Lei, Dr. emérito Miguel Reale...O Mestre Excelente écontra? O Mestre Excelente acha que

Anônimo disse...

Prezamos a democracia "da França". A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica "da França", o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.
"Algumas pequenas observações que não ocorrem neste país!"

Unknown disse...

POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!!

Ei, pessoal! Estou tão feliz que recebi o meu de Mike. Meu cartão bancário em branco pode sacar US $ 2.000 por dia. Eu recebi de Ele na semana passada e agora tenho $ 14.000 de graça. O caixa eletrônico em branco retira dinheiro de qualquer caixa eletrônico e não tem nome, não é rastreável e agora tenho dinheiro para os negócios e dinheiro suficiente para eu e minha família vivermos. Estou muito feliz por ter conhecido Mike porque conheci duas pessoas antes dele e eles pegaram meu dinheiro sem saber que eram fraudes. Mas estou feliz agora. Mike enviou o cartão pela DHL e eu recebi em dois dias. Obtenha o seu próprio cartão de ele agora ele não é como outro scammer fingindo ter o cartão ATM, ele está dando de graça para ajudar as pessoas, mesmo que seja ilegal, mas ajuda muito e ninguém nunca é pego. Sou grato a Mike porque ela mudou minha história de repente. O cartão funciona em todos os países, exceto no Mali e na Nigéria. O endereço de e-mail do Mike é blackatm369@gmail.com

mabel disse...

PLEASE READ !!!! PLEASE READ !!!! PLEASE READ !!!! PLEASE READ !!!!

Hello friends, I want to share my testimony on how I got my BLANK ATM card which has changed my life today. I was very busy on the street, even to pay off my bills were very difficult to have to go to my apartment and start sleeping on the street of Vegas. i tried all i could to secure a job but all went to vain because i was from the black side of america. Hackers advertising to blank ATM cards that can be used to hack any ATM machines all over the world, I never thought this could be real because most advertisements on the internet are based on fraud, so I decided to give this to try and look where it was will lead me if it can change my life for good. ATM, this is real and not a scam, it has helped me out. to cut the story short this men who were geeks and also experts at ATM repairs,
various ATM cards and ATM cards. I applied to the ATM cards and it was changed from a street walker to my ATM. house, there is no ATM MACHINES this BLANK ATM CARD CAN NOT penetrate into it
because it has been programmed with various tools and software before it will be send to you. I really do not know how to do it, but I do not know what to do. if you also want this BLANK ATM CARD I want you to contact the Hackers email on BLACK ATM. Email: securehackers01@gmail.com

mabel disse...



I Lost my Money to scammers but not anymore

Well, who would have believed this. When I saw a comment

by one Allison babara, I thought it was one of the Scammers

ways to convince someone. Looking at his comment, I saw

an element of doubt since he was telling stories. Well I did it

50/50 which means I can’t lose my money to any scammer

again. I contacted the email on the testimony of Allison?

Babara securehackers02@gmail.com and I was

replied immediately. I was shocked but I didn’t lose my stand.

I asked them to give me proof to be sure they are not

scammers like others that I have met before and they sent me

a proof. Then I requested to get my card which they sent to

me in Germany in just 3 days. Am happy now because I have?

recovered my cash I lost to scammers. My first withdrawal?

was $10,000 and I couldn’t believe my eyes until I confirmed?

their word which says that I can withdraw up $63,000 in a

month. secureblankatmSolution? are real because I got my?

card in just 3 days when I requested for one. Contact their

mail (securehackers02@gmail.com ) for yours. They

didn’t scam me.

Morris mabel is my name and if you are scared, please reach

me through my mail dasinator02@gmail.com