quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Bolsonaro vai recriar a CPMF

Crédito de imagem: Folha

O provável ministro da Fazenda do candidato Jair Bolsonaro anunciou nesta terça (18) para uma plateia restrita, o pacote tributário que pretende implementar no governo, caso o Bolsonaro vença as eleições. A informação está na coluna da Mônica Bergamo da Folha.

O que me chamou mais atenção, dentre os programas apresentados pelo Paulo Guedes à imprensa, é que Jair Bolsonaro, caso eleito, vai recriar imposto nos moldes da CPMF, que incide sobre a movimentação financeira, para financiar o falido INSS e se chamaria CP (Contribuição Previdenciária). Ainda, segundo a declaração do Paulo Guedes, pretende eliminar a atual contribuição patronal sobre a folha de pagamentos, que será substituído pela nova CPMF.  Ao que tudo indica, se prevalecer o raciocínio, a alíquota da CP (nova CPMF) será maior do que a antiga (extinta), se ideia é cobrir o "rombo" da previdência. 

Outra ideia é criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas e aplicar também a mesma taxa na tributação da distribuição de lucros e dividendos. Ao mesmo tempo, segundo a declaração do Paulo Guedes, pretende eliminar a atual contribuição patronal sobre a folha de pagamentos, que será substituído pelo CP,  anova CPMF.  Ao que tudo indica, se prevalecer o raciocínio, a alíquota da nova CPMF será bem maior do que a antiga (extinta).  Ao que foi explicado, a atual tributação sobre ganho de capital, progressiva de 15% a 22,5%, deverá ter alíquota única de 20%.  Certamente, os pequenos investidores sairão perdendo, com extinção de alíquota progressiva.

Ainda segundo Paulo Guedes, o modelo de financiamento da Previdência será na forma de capitalização. Para garantir a sua solvência, seria criada a CP ou nova CPMF. O atual modelo, no entanto, seguiria existindo paralelamente.

A revelação foi feita à platéia do GPS Investimentos, segundo a matéria que está disponível no link indicado acima. 

Ossami Sakamori

8 comentários:

Cláudio Cesar de Lima disse...

O senhor, Dr. Ossami, não nos brindou com uma análise sobre o modelo de financiamento (de uma suposta Previdência quase falida). Seria muito interessante e esclarecedor suas sábias considerações.

Unknown disse...

Ninguém fala em tirar dinheiro de político, só do povo. Quem ñ deveria ganhar nada é o que ganha muiiiiito, quem ñ deve pagar , mais um imposto ? Merece um soco na cara esse liberal, ñ vejo nada de bom aí.

Anônimo disse...

Se preocupe não, Célia. O Haddad subiu 10 pontos nas pesquisas, será ele quem vai governar o país com os competentes economistas do PT. Essa postagem veio a calhar para tirar votos do Bolsonaro e ajudar o Haddad. Que beleza, Sakamori...

Castrojl disse...

Maravilha, socializando a despesa das empresas. O povo irá pagar mais essa conta. Parabéns!!!

Anônimo disse...

A Polícia do Rio de Janeiro apreendeu uma metralhadora Ponto 50. Votem nos PTralhas e comprem um tanque de guerra.

O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros.

Margaret Thatcher



Ainda existe muito dinheiro

Mônica disse...

Ex querido Sakamori, como vinha comentando, o sr ficou magoado e está a fazer um jornalismo de doer. Ate qq dia!!

Anônimo disse...

Sakamori cai igual a um pato na onda dos alardeadores. Não foi nada disso! Nunca o Jair vai criar novo imposto. Vai, sim, simplificar. Por ex. se tem cinco reduz para um. Tá com medo também Japa?

Anônimo disse...

Ex militantes comunas estão todos desesperados. KKKKKKKKKKKKKKKK