quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Pesquisas Eleitorais: as expectativas de vitória antecipam o vencedor?



Nas pesquisas de intenção de voto, uma pergunta que geralmente é feita aos entrevistados diz respeito à expectativa de vitória percebida por cada um. Neste quesito, o eleitor é defrontado com uma lista de nomes e, dentre estes, é estimulado a escolher qual candidato ele acha que vencerá a disputa independentemente do próprio voto.

Considerando as cinco eleições presidenciais desde 1998, eis alguns insights interessantes trazidos por este indicador:
Em 2014, de acordo com pesquisa CNT/MDA de 28/set, 61% do público entrevistado avaliava que Dilma Rousseff (PT) venceria as eleições daquele ano. Marina Silva (PSB) figurava na segunda posição (21,6%) e Aécio Neves (PSDB), na terceira (8,3%).A candidata petista venceu o segundo turno, em 26 de outubro de 2014, com 51,6% dos votos válidos.




Em 2010, a pesquisa CNT/Sensus de 28/set, trouxe Dilma Rousseff (PT) como a favorita a vencer a disputa daquele ano (74,1% das menções). Para apenas 13,4% do público, por outro lado, o vencedor seria José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) figurava com 2,0% destas menções.Em 31 de Outubro de 2010, Dilma foi eleita a primeira Presidente mulher de nossa República.

Na corrida eleitoral de 2006, a pesquisa Ibope de 26/set mostrou que, para 73% dos eleitores, Lula (PT) conquistaria seu segundo mandato. As menções a Geraldo Alckmin e Heloísa Helena somavam, nesta ordem, apenas 16% e 1% da amostra.O então presidente Lula foi reeleito em segundo turno, em 29 de outubro de 2006, para mais quatro anos de governo no Brasil.

Segundo a CNT/Sensus de 29 de setembro de 2002, Lula (PT) seria o vencedor daquelas eleições para 59,4% do público. O tucano José Serra ocupava o segundo lugar (11,8%), seguido por Garotinho (6,7%) e Ciro Gomes (4,2%).Lula (PT) conseguiu eleger-se presidente com quase 53 milhões de votos no segundo turno, ocorrido em 27 de outubro de 2002.

Por fim, na pesquisa CNT/Vox Populi referente a 22 de junho de 1998*, o favoritismo de FHC era evidente (51% dos entrevistados acreditavam que ele venceria aquele pleito). Lula ocupava a segunda posição (25% das menções), seguido por Ciro Gomes (5%). O então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi reeleito em primeiro turno, em 4 de outubro de 1998, com cerca de 53% dos votos válidos.

Desta forma, os dados que retratam o favoritismo percebido pelo eleitor têm apontado para o candidato vitorioso com certa consistência, especialmente nos levantamentos realizados pouco antes do primeiro turno.

A opinião do público sobre o desfecho das eleições, baseada em um vasto conjunto de informações, parece ser um indicador bem relevante.
____________________________________
*Não foram encontrados levantamentos sobre favoritismo eleitoral durante setembro de 1998.













Daniel Xavier, economista-chefe @DMI_Group

3 comentários:

Unknown disse...

Antes poderia ser feita essa análise antes de saber que LULA é um ladrão, que as urnas são comprovadamente fraudáveis e que as Agências de Pesquisas eram confiáveis e ñ trabalhavam ligadas a partidos e Redes de Televisão. Como faser análise baseados em dados assim ? Até o Mercado começou a duvidar do crescimento do candidato do PT.....

Daniel Camilo disse...

O voto é secreto. Dessa forma, o Tse deveria proibir pesquisas eleitorais que induzem as pessoas menos informadas ao erro. Ainda mais quando a desonestidade é regra constante.

Eli Reis disse...

A corrupção e a ladroagem já influenciavam os resultados àquela época, apenas não sabíamos o quanto manipulados eram os dados.

Partindo dessa premissa de influência da corrupção, todos os resultados e suas análises são desprezíveis.

Quando muito podemos dizer que o que se mostrou foram tendências buscadas pelos politicos que pagaram pelos resultados.

Ponto final.