quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

COPOM mostra balanço de riscos mais favorável

Crédito da imagem: BC

Pela sexta reunião consecutiva, o COPOM manteve a taxa Selic em 6,50% ao ano em decisão unânime. Na visão do Comitê, o quadro doméstico é de recuperação gradual da atividade, núcleos de inflação em patamar “apropriado ou confortável” e expectativas inflacionárias ancoradas. E o panorama externo continua desafiador, refletindo a normalização dos juros nos países desenvolvidos, incertezas em torno do comércio mundial e o aumento da aversão ao risco.

As projeções oficiais para o IPCA diminuíram apesar do Real depreciado e do menor aumento de Selic, embutidos nas simulações. Isto por causa da deflação de importantes preços administrados neste final de ano (energia elétrica e combustíveis), bem como seu efeito inercial (benéfico) no IPCA total. No cenário de mercado, o IPCA é projetado agora em 3,7% (2018), 3,9% (2019) e 3,6% (2020). Em outubro, as projeções eram 4,4%, 4,2% e 3,7%, nesta ordem. No cenário de referência, os números atuais são 3,7% (2018), 4,0% (2019) e 4,0% (2020) contra 4,4%, 4,2% e 4,1% projetados na última reunião.


O balanço de riscos da autoridade monetária, cuja assimetria já havia diminuído em outubro, tornou a pender para o lado mais favorável. Para o COPOM, aumentou o risco de a ociosidade econômica impactar (para baixo) as projeções de inflação e, ao mesmo tempo, diminuiu o risco (altista) de frustração com a agenda de reformas podendo desvalorizar os ativos domésticos. Por outro lado, o quadro externo segue avesso aos emergentes (a intensidade deste risco não mudou).

Como conclusão, o Comitê repetiu que a conjuntura econômica ainda prescreve política monetária estimulativa (taxa de juros abaixo do equilíbrio) e não mais aponta a possibilidade de remoção deste estímulo no horizonte relevante. Isto em decorrência do balanço de riscos mais favorável, conforme citado acima. Desta maneira, avaliamos que a taxa Selic será mantida em 6,50% ao ano até o quarto trimestre de 2019, pelo menos. Concordamos com a leitura oficial de que a ociosidade econômica segue elevada e o quadro inflacionário é particularmente benigno (seja nos núcleos ou nos headlines). Em adição, com a credibilidade do Banco Central intacta após o processo eleitoral, as expectativas continuarão firmemente ancoradas, à espera do próximo choque. 

Neste sentido, o adequado encaminhamento das reformas será crucial para manter reprimidos os prêmios de risco, colaborando também para manter a política monetária estimulativa. No longo prazo, a agenda de reformas pode assegurar igualmente a redução da taxa estrutural de juros da economia e a sustentabilidade do crescimento. Neste quadro de inflação e juros baixos, maior confiança na economia e implementação da agenda reformista, avaliamos que os preços de ativos mais arriscados ou menos líquidos devem se valorizar de maneira mais rápida que os demais. 

Conheça mais sobre nossos fundos em:









Daniel Xavier, economista-chefe @DMI_Group

Nenhum comentário: