terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"Bernie" Sanders poderá ser presidente dos Estados Unidos


Preste atenção neste cara. Ele é senador dos Estados Unidos Bernard Sanders, 74, conhecido como "Bernie". Ele é senador pelo segundo estado menos populoso do território americano, o estado de Vermont. Ele foi eleito em 7 de novembro de 2006 com 65,4% dos votos. Antes de ser eleito para o Senado, representou Vermont por 16 anos na Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil.

Bernie é democrata assim como presidente Obama e disputa indicação do partido para ser candidato à presidência dos Estados Unidos concorrendo a indicação do partido com Hillary Clinton, mulher do ex-presidente Bill Clinton. 

O democrata Obama tirou o país da recessão, depois da crise financeira hipotecária dos Estados Unidos, que se alastrou ao mercado financeiro mundial. Obama é democrata mais à esquerda do partido, com atenção para saúde pública e aos imigrantes, sobretudo os latino-americanos. Foi Obama que encerrou a guerra no Iraque e Afeganistão. Credita-se ao Obama ao levantamento do embargo comercial ao Irã pela ONU. Credita-se aos democratas o levantamento de embargo comercial imposto à Cuba. 

Os democratas estão em "minoria" na Câmara dos Representantes e no Senado, dominados pelos Republicanos, conservadores mais à direita dos democratas. O candidato pelos republicanos, por enquanto, o mais cotado é o empresário magnata Donald Trump. O fato é que os republicanos são mais liberais que os democratas nos fundamentos da política econômica.

Dentro desse quadro que desponta o nome do "Bernie", senador democrata, com pensamento mais liberal que ao do Hillary Clinton. Como vai terminar, só Deus sabe. No entanto, neste início de primárias dos Estados Unidos, o Barnie está tirando o sono da Hillary Clinton, considerada imbatível entre democratas. Importante destacar que "Bernie" é democrata com pensamento econômico mais à direita do Hillary. 

O futuro dos Estados Unidos poderá estar nas mãos do Bernie Sanders. Vamos acompanhar de perto as eleições dos Estados Unidos para saber a que lado os ventos vão soprar no País que responde por 25% do PIB do mundo. Os mesmos ventos, poderão soprar no Brasil. 

Ossami Sakamori











2 comentários:

tude disse...

li que Hillary abdou ganhando muitos mulhões em palestra,não gostei! Deus abençoe "Bernie" !!!

tude disse...

li que Hillary abdou ganhando muitos mulhões em palestra,não gostei! Deus abençoe "Bernie" !!!