sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PIB DE 0,8% para 2015 é para otário ver!


Crédito da imagem: Estadão
Levy e Mantega preparando a sacanagem

A presidente Dilma mandou a equipe econômica rever a projeção de crescimento do PIB para o ano que vem para 0,8%. O Ministério de Planejamento vinha trabalhando com o projeção de crescimento para o ano de 2015, com crescimento de 2%. O que muda isto para o conjunto da população brasileira, a sinalização de crescimento pífio para o ano que vem?

A maioria dos meus leitores são leigos e certamente gostariam de saber o que isto vai mudar na vida de cada cidadão. Vou tentar dar panorâmica do quadro da economia no próximo ano. Digo tentar porque a presidente Dilma não bate bem da cabeça e pode mudar o curso no meio do caminho. Isto já aconteceu nesses 4 anos do primeiro mandado, para justificar o que penso dela.

Não adianta nada os novos ministros Joaquim Levy da Fazenda e Nelson Barbosa do Planejamento querer consertar o país, se não houver a vontade política da Dilma Rousseff do propósito de colocar o Brasil no rumo correto de desenvolvimento sustentável. A pessoa não muda de caráter de dia para noite. A Dilma vai continuar interferindo na economia com sua visão equivocada do mundo e do país.

A economia do Brasil está quase tudo errado. A grande parte do desajuste da economia decorre do "pensamento bolivariano" da Dilma. Dilma quer controlar a economia para manter a sua popularidade em alta. Dilma vai continuar interferindo na política econômica (sic) para manter a "sensação de bem estar" e a "sensação de poder de compra" da população. 

A Dilma nomeou a nova equipe econômica com propósito de angariar "credibilidade" perante os investidores e agiotas internacionais, para tanto escolheu os nomes "neo-liberais" ou nomes "tucanos" para a equipe econômica do segundo mandato. Não dou um ano para a Dilma começar interferir nas decisões da equipe "tucana". O sistema presidencialista é isto. Presidente da República que tem o poder de decidir para que lado vai o país.

Na minha opinião, vai ser muito difícil conseguir o crescimento do PIB de 0,8% no ano que vem. O quadro econômico do país está deteriorado. O pior de tudo é que a tendência é de aceleração da deterioração nos próximos meses, em função do "arroxo" que a nova equipe vai impor, pelo menos, nos próximos meses. Sem o "arroxo" não é possível fazer correção do rumo, com os preços desalinhados e inflação tentando romper o teto da meta. 

Voltando ao assunto da meta de crescimento do PIB de 0,8% em 2015, projetado pela nova equipe econômica, sinaliza "recessão técnica" no primeiro semestre. Conforme o resultado da inflação no primeiro semestre, o ano de 2015 deverá terminar com o crescimento do PIB negativo.  A equipe econômica "tucana" sabe disto. Só resta saber se a presidente Dilma se curvará aos números, aceitando com humildade a realidade dos fatos. 

Pelo que Dilma demonstrou no primeiro mandado, o seu caráter arrogante e obtusa, não vai aguentar governar com a equipe econômica "tucana".  Joaquim Levy será ministro do passado no ano de 2016, com certeza!

PIB de 0,8% para 2015 é para otário ver!

Ossami Sakamori




12 comentários:

Unknown disse...

Como alguém pode mudar tanto em questão de meses?

Cassiano Freitas disse...

Como reiteradamente tenho afirmado, precisamos URGENTEMENTE de uma profunda reforma política, uma vez que da forma como as coisa são conduzidas hoje ninguém consegue levar a frente uma política econômica decente. Pode até parecer contraditório, mas não é. Um dos grandes problemas nosso tem muito a ver também com o nosso Congresso que não desempenho o seu papel como deveria, moldando-se sempre aos interesses do Executivo, que em última análise também é o interesse do Parlamento. Os exemplos maiores nós vimos agora nessa última de um projeto lei polêmico.

Anônimo disse...

Como nós somos um país de otários,nada há de novo e nem virá...
Vamos continuar fingindo para o mundo que somos um país e o mundo vai continuar fingindo que acredita e nos f...
Todos os países sabem que aqui é CASA DE MÃE JOANA,onde os filhos são todos f... e estão rindo na nossa cara (como sempre fizeram) e tomando partido disso.
BRASIL,
PAÍS
DE
TODOS
OS
OTÁRIOS
(Cuba,Venezuela,Bolívia....agradecem a preferência pelos usuários da PIZZARIA BRASIL).

Anônimo disse...

0,8%?

Quem disse? dilma? mantega? E porque não negativo? Já estamos com o PIB negativo mas esses dois escondem a verdade! E depois dizem a maior filha da putiçe que o PIB cresceu 0,1% e com isso saimos da recessão! Saimos nada! Estamos no fundo da merda deste governo corrupto e criminoso lesa-patria.

O pt e a vaca bulgara são especialistas em manipular numeros. Só acredita quem quer. Eu não!

Unknown disse...

Caro Saka, como não sou Economista, realmente muita coisa que vc escreve sobre PIB eu interpreto a minha maneira, mas Planejamento, Crescimento, Inflação, Arroxo, Recessão eu compreendo muito bem o que é. Digamos que o sistema Bolivariano imposto ao Brasil, onde o Desenvolvimento Verdadeiro é impossível, porque esse sistema significa EGOÍSMO, principalmente nas mãos de uma pessoa que acredita que só Ela que é a certa, e quando escuta, faz questão de ouvir quem nada tem para oferecer a não ser para si mesmo. Sinto-me muito mal em ver o Governo gastando desregradamente e alguns programas de TV se fazendo de bobo e dando dicas para o Povo economizar e por na Poupança. Se estamos crescendo com tantos gastos e com tanta compra de votos, deve haver algum motivo para pedir POUPANÇA. É muita mentira para um País só,eles podem muito bem confiscar nosso dinheiro, dos que tem pouco e trabalham, lógico, o Supremo, o Congresso, os Ministérios, a Alta, bem, essas classes são imunes, imagine, só quem sabe o preço real do arroz com feijão, só quem deve para o Banco porque comprou carro e não pagou.....Enfim Saka, pessoas normais, como seus leitores, que carregam o Brasil nas Costas com os impostos, serão os sacrificados mais uma vez. O povo não tem como lutar.....os TRES PODERES ESTÃO CORROMPIDOS

Anônimo disse...

O Brasil é um país de gente que só sabe levar vantagem.
NÃO HÁ GENTE SÉRIA AQUI...

Anônimo disse...

O que significa "pensamento bolivariano" para a vaca bulgara:

ABSURDOS DO GOVERNO COMUNISTA DO PT: Brasil doa R$ 25 milhões para combate ao Vírus Ebola - Enquanto isso, nossos hospitais e UPAs........

Mais R$ 25 milhões foram enviados recentemente pelo governo brasileiro para ajudar no combate ao vírus ebola nos três países da África Ocidental mais afetados pela doença. A doação foi feita a diferentes setores da Organização das Nações Unidas e atenderão os moradores de Guiné-Conacri, da Libéria e de Serra Leoa.

(...)"

http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br/2014/12/absurdos-do-governo-comunista-do-pt.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+IlluminatiAEliteMaldita+(ILLUMINATI:+A+ELITE+MALDITA)

Anônimo disse...

Somos e seremos marionetes nas mãos desses comunistas.
Quem nos salvará?
N i n g u é m...

Anônimo disse...

Essa tal vaca bulgara referida é quem está mandando esta manada,da qual fazemos parte,para a m ...

Anônimo disse...

A REFERIDA E RESPEITAVEL VACA ACIMA CITADA É A MÃE DO CAPETA...

Anônimo disse...

Os de sempre,dissimulados,mudam de hora em hora,ao sabor do dinheiro que rola em suas contas no exterior...

Anônimo disse...

COMO ALGUÉM JÁ DISSE ANTES :
PREPAREM-SE QUE LOGO VAI FALTAR PAPEL HIGIÊNICO.