terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Odebrecht é primeira a ir a pique!


Corre forte rumores no mercado financeiro de que a Construtora Norberto Obedrecht Brasil S.A. está caminhando celeremente à recuperação judicial. O grupo Odebrecht é um emaranhado de empresas interligados na área de construção, montagens industriais e empreendimentos imobiliários. Além de tudo, não há transparência que permita análise mais apurado da real situação.

O fato é que a Operação Lava Jato que apura a ladroagem na Petrobras, está trazendo consequências imprevisíveis no resultado financeiro do grupo empresarial. A Construtora Odebrecht tem um Capítulo especial nas investigações sobre a ladroagem na Petrobras. 

Circulam informações no mercado financeiro de que os principais diretores da Construtora Odebrecht não estão mais à frente da administração do dia a dia da empresa. O principal executivo, segundo o engraxate do BMF/Bovespa, que ele já está residindo no Panamá. 

Os principais clientes da Construtora Odebrecht são órgãos públicos ou companhias ligados ao governo federal, entre eles a Petrobras e Eletrobras. A consequência é que, no próximo ano, 2015, que será o auge do processo de investigação da Operação Lava Jato, é que no mínimo as obras e serviços em andamento na Petrobras e empresas coligadas deverão ser paralisadas. 

Não se sabe o que será feito da Cinstrutora Odebrecht. A sua dependência e relação incestuosa com órgãos públicos federais é tamanha que o segundo mandato da Dilma terá uma dor de cabeça adicional a resolver. Não acredito na solução, mas corre notícia de que será menos custoso para a União Federal estatizar a Construtora Odebrecht do que levar a empresa ou as empresas do grupo à recuperação judicial.

Explica-se a preocupação. A Construtora Odebrecht é uma das maiores devedoras do sistema BNDES e dos fundos de pensão das estatais, como Petros, Previ, Funcef e outros. Além de tudo, o pedido de recuperação judicial da Odebrecht levaria uma outra empresa baiana, a OAS, também para o mesmo caminho. 

Uma eventual quebra da Odebrecht poderá provocar o efeito dominó, levando outras empresas que tem como principal cliente a Petrobras. O efeito dominó não ocorrerá somente no setor de construção e montagens industriais, mas também ao sistema financeiro, uma vez que o sistema financeiro à frente o BNDES está entupidos de "bonds", recebíveis a longo prazo, das empreiteiras investigados pela Operação Lava Jato.

Isto tudo pode parecer minha "ilação", mas não é. Quando o assunto chega a ser comentado pelo "engraxate" da BMF/Bovespa, é porque o assunto está por explodir nos próximos meses.  Não precisa ser analista para fazer o diagnóstico, basta acompanhar o desenrolar dos fatos com atenção. Atenção, BNDES e fundos de pensão, se segurem que vem chumbo grosso à frente! Tomara que isto não vire crise do sistema financeiro.


Odebrecht é a primeira a ir a pique!

Ossami Sakamori


20 comentários:

POLÍTICA & ÉTICA disse...

Que vai a pique, vai, mas eu acho que a Galvão vai primeiro.

Unknown disse...

O governo petista só enxerga política; e não política das melhores.2015 será um ano de surpresas não agradáveis para o Brasil.

Mônica Torres disse...

Analfabeticamente... estamos falidos, não é isso?

Friderick Rempack disse...

É consequência lógica dessa sopa podre: quebradeira.

Vai começar pelas grandes amigas do Partido e não sei aonde vai terminar, mas vai terminar muito mal.

Quero ver esquerdóide imbecil vir aqui dar fórmulas e dizer que está tudo maravilhosamente bem e sob controle, como disse a sua líder Anta-mor para se reeleger com os votos dos ignorantes.

Aí vem o pior!

Anônimo disse...

O que o PT fez com nosso País? Até benefícios de trabalhadores estão cortando,só não cortam gastos de suas mordomias.Nosso País está quebrado.

Eli Reis disse...

Sakamori:

O PT está quebrando o pais inteiro.

Começou a aparecer a corrupção e a ladroagem pelo mensalão, passou pela Petrobras, vai à Eletrobras, ao BNDES (esse já está quebrado, só falta ser levado ao conhecimento geral), às Construtoras, e por aí segue em frente.

Só não se pode dizer que a culpa seja apenas dele.

A culpa é de todos os políticos, de todos os partidos que são coniventes com tudo o que o partido de DILMA e LULA faz, em troca de dinheiro da ladroagem.

Pobre país que um dia teve um sonho de ser "endireitado" pela atuação do partido que tinha um trabalhador (que aliás, nunca foi) como sua maior figura.

O ladrãozão instalou a ladroagem em todos os níveis desse país.

Desde a presidência até ao mais simples guarda noturno.

Depois, disso, dizer:

FELIZ ANO NOVO A TODOS!

Pode parecer provocação, mas não é.
São votos sinceros.

Eli dos Reis,
de Ribeirão Preto.

betinha disse...

E ainda não é o fim!!! Seguramente o PT está acabando com o País!

Anônimo disse...

Essas empreiteiras já são velhas conhecidas de ditaduras africanas, por indicação, principalmente, do Nove-Dedos. Eles recebem o dinheiro das obras e não as executam. Dividem o valor com os governantes. 1 ou 2 anos depois, retornam com novo contrato e executam parte da obra de forma, claro, superfaturada, E mais uma vez o lucro é dividido... Se investigassem as empreiteiras brasileiras na África as polícias do mundo inteiro iam ficar de cabelo em pé. Por que acham que Lula gosta tanto de ir à África???

Anônimo disse...

Gostei do que escrveu.

Se investigassem as empreiteiras brasileiras na África as polícias do mundo inteiro iam ficar de cabelo em pé........... se!

Com um punhado de ses, metia o mundo dentro de uma gota de água!

Mas ninguém vai investigar o "Deus" do Brasil. È pena! Talvez estivesse já a viver no Panamá ou Hong Kong.

Anônimo disse...

Muitos Galvões irão a pique nesta nova gestação da DILMA.
VIVA A ÉTICA BOLIVARIANA...

Anônimo disse...

Como o Brasil já faliu,tenho pena de nós,que não temos para onde ir...

Anônimo disse...

O apedêuta,rei da farinhada conseguiu falir o Brasil...

Anônimo disse...

Infelizmente,sr.Friderick,o senhor tem razão.
Está tudo bem e sob controle,mas as contas nos paraísos fiscais.
O Brasil,quebrado,sem moral,sem patriotas,sem futuro,FALIU...
A mencionada figura não se reelegeu,mas comprou o reinado...

Anônimo disse...

O Brasil não existe mais...

Anônimo disse...

Nós todos,seguidores deste blog,ainda que frustrados com nossos governantes,que não foram eleitos por nós,com certeza,desejamos,também,um ano novo menos ruim que o que está acabando (graças a Deus).

Anônimo disse...

Ninguém sabe,ninguém viu,ninguém vai investigar...
Molha a mão de todo mundo e sobra muito ainda,para depositar nos paraísos fiscais.
O povo que se f...

Anônimo disse...

Lauro Jardim, na coluna Radar on Line de hoje comenta que a Odebrecht tem somente 0,7% de seu faturamento com a Petrobras.

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/teia-de-relacoes/#comments

Unknown disse...

Só faltava falar sobre ela.....agora também quebrou, aqui no Brasil lógico.Todas lindas, famosas, levavam com maestria o nome do Brasil. Pobre Brasil....Será que ninguém que pensa lê voce Saka ? Será que tanto roubo compensa tanta vergonha Internacional ? Quem vai pagar a conta somos nos, pq dos 3 Poderes nem um tostão vai ser tirado, vai sim, aumentar os gastos e para nos os Impostos. Em um País sem Justiça,a maior vergonha é não ter a quem recorrer

Anônimo disse...

Novo ano.
Novos escândalos.
Velhas falcatruas.
Velhos bandidos.
Nova estrela bolivariana,em terras tupiniquins.
Infeliz ano velho...

Friderick Rempack disse...

Não existe!

É uma constatação muito grave, mesmo que sirva "somente" de metáfora mais aproximada da situação que somos submetidos atualmente.

Sinceramente, nas minhas opiniões, tenho considerada como primordial uma intervenção constitucional, já que vários preceitos constitucionais foram capciosamente quebrados e acobertados pelos ladrões e seus comparsas cúmplices que infestam os locais de poder neste país em que falávamos...