quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Brasil vai parar em 2015 !


Notícia sobre contratação de mão de obra no setor industrial, no mínimo preocupante, está passando batido. Trata-se do número divulgado pelo IBGE sobre contratação líquida de empregados no setor industrial brasileiro, que amarga 37 meses seguido de queda.

Em relação ao mesmo período terminado em outubro de 2013, o número de contratações menos dispensa de empregados no setor industrial recuou 4,4%. O número só é menor que o mesmo mês em outubro de 2009 que teve queda de 5,4%. Lembrando que o ano de 2009, foi o ano que a economia sentiu o baque da crise financeira mundial de 2008.

Acompanhando o recuo do do número líquido de contratações de empregados, a massa salarial dos empregados do setor industrial recuou 2,8%. O recuo da massa salarial é explicado com o menor poder de negociação pelos empregados diante do quadro de menor oferta de empregos. Outro dado apontado pelo IBGE é que o setor industrial vem cortando as horas extras como primeira medida, antes de demissões, ajudando para a massa salarial ter recuo.

Apesar de hoje o setor industrial representar apenas 12% do PIB, ante 26% do PIB no governo FHC, as indústrias ainda funciona como motor da economia. Explico. O setor de agronegócio e setor de mineração, apesar de representar percentual significativa do PIB brasileiro, estão sujeito ao preço de commodities no mercado internacional. Com a China projetando menos crescimento para o ano de 2015, o setor de commodities não deve haver reflexos positivos.

O quadro desenhado aqui não deve melhorar no próximo ano em razão dos ajustes anunciados pela área econômica, como enxugamento da liquidez com a taxa Selic altos, com juros reais acima de 5% ao ano. O aumento da taxação de impostos e contribuições somado à queda de oferta líquida de empregados no setor industrial, trará reflexo negativo também no setor de serviços. Enfim, isto tudo funciona como efeito dominó!

Crise anunciada, o Brasil vai parar em 2015!

Ossami Sakamori



11 comentários:

Unknown disse...

Trabalhei na indústria por muito tempo e o empresario tem q ser quase um herói para sobreviver

Cassiano Freitas disse...

Parabéns. A situação é de fato preocupante. E o pior: com esse pique de corrupção, o país perde credibilidade, dificultando ainda mais a retomada das atividades econômicas. Vamos torcer para que a nova equipe econômica encontre uma solução para tirar o país do buraco.

Unknown disse...

Estou aproveitando as férias neste fim de ano pra refletir sobre o mundo e, sobretudo, o Brasil. Sim, o Brasil vai parar em 2015 - e o resto do mundo também. 2015 será um ano sombrio para o Brasil, EUA, Europa...

Sim, a indústria, o bem maior de qualquer país verdadeiramente urbano e moderno, está caindo aos pedaços no Brasil - mas o meio ambiente, o bem maior de uma nação do ponto de vista humano, também vai mal... O desemprego no sudeste cresce, o setor energético tá numa tremenda crise. Tá tudo complicado.

Anônimo disse...

Hum, isto pode sinalizar que não teremos racionamento de energia elétrica. Sem há um lado positivo para aquele personagem do Elio Gaspari, o Emerildo.

Anônimo disse...

Aqui,Terra da Fantasia.
A milagreira de plantão,presidenta de alguns brasileiros,fará com que o povo se dane e inverterá,como tem feito,a lógica matemática.
Onde há déficit,ela fará superávit e vai mostrar ao mundo,novamente,a incompetência gerencial típica do ilustre apedêuta,mentor dessa M...que virou nosso país.

Anônimo disse...

PAÍS DO FUTURO,VAI AGUARDAR MAIS 500 ANOS...

Unknown disse...

Eu só não entendo de onde o Governo vai tirar dinheiro para sustentar a Bolsa Miséria, se agora vai atender também todos os bolivianos,venezuelanos,haitianos, aliás todos os ANOS que pularam para cá.De onde vai sair esse dinheiro ? Se nessa terra de ladrões poucos conseguem parar em pé, o que será feito ?Se a retomada econômica não acontecerá , quem pagará a conta, ??? SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Anônimo disse...

Srª Célia,
A brilhante equipe da brilhante e bondosa dama já está providenciando o bolo,que será dividido para que todos os brasileiros paguem essa farra .
A melhor profissão é a de gastar dinheiro alheiro,pensando que é nosso.Isso é o que fazem por nós,pobres e miseráveis.
Abutres que se perpetuam...

Anônimo disse...

A vaca bulgara já pode tomar posse mesmo que, em parecer enviado ao relator do caso, técnicos do TSE recomendaram a rejeição das contas da campanha de Dilma. Segundo eles, há impropriedades em 5,22% do total de receitas, que representam R$ 18,3 milhões.

Mas isso para gilmar mendes são pouca coisa "disse que as falhas encontradas na prestação de contas da campanha petista não passavam de vícios formais, causados por erros técnicos".

Então tá!! Petista sem vergonha! Quanto recebeu?

" TSE aprova contas da campanha de Dilma

Relator do caso disse que as falhas encontradas na prestação de contas da campanha petista não passavam de vícios formais.

(...)"

http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/tse-aprova-contas-da-campanha-de-dilma/

Anônimo disse...

Vício formal é mais uma definição do país.
Brasill : país dos xuxeiros(existe tal termo?).
País de gente que enriquece da manhã para a tarde,sem nada fazer.Basta ser amigo do eterno rei apedeuta...

Anônimo disse...

O Brasil parou há muitos anos e ninguém se apercebeu,porque o povo está anestesiado.
O Brasil acordou,bocejou e continua deitado eternamente,em berço esplêndido...