A montadora Toyota do Japão lançou nessa última quinta-feira, dia 7, em Tóquio, Japão, o sua última versão do carro popular, a Toyota Vitz, um compacto de baixo custo. Lá na terra do sol nascente, se denomina de "keisha", que em português equivale a "carro econômico".
Embora, o principal mercado de veículos seja o mercado doméstico e o sudeste asiático, onde se situam os principais clientes de automóveis japoneses, não só da montadora Toyota, mas de outras fábricas daquele país, porém, vocês sabem melhor do que este que escreve, de que o mercado de veículos é transnacional. A escala de produção é que define o preço de produtos acabados, mas sobretudo de produtos industrializados de alto consumo. Dentro deste contexto que é lançado o "Vitz", o carro popular da montadora Toyota.
O lançamento do "Vitz" coincide com a entrada dos carros chineses, o "Byd", no Brasil, cuja semelhança de ambos é impressionante, um é focinho do outro, como dito em ditado popular. Ambos veículos devem chegar ao consumidor brasileiro, ao nível de R$ 100 mil para cima. Não se sabe ainda, mas, há possibilidade de fábrica no Brasil venha ter a plataforma de montagem e venda para a América Latina. Por enquanto é apenas minha ilação sobre a matéria.
Que tenhamos um ótimo dia, com a notícia do novo "Vitz" da Toyota! E, deixo a pergunta: "O carro popular que é caro ou a renda do brasileiro que é baixo?"
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário