A revista Veja traz na sua página interna, comentário sobre a "bolha" que vive o Presidente Lula no seu mundo político. Achei pertinente a imagem do nosso Presidente da República postada naquela revista em que sou assinante, há décadas. É verdade que o Presidente Lula vive na sua bolha de imaginação.
A pessoa do Lula tem vivido momentos de auge política, neste terceiro mandato como Presidente da República, vencido que foi contra o adversário político do Partido Liberal, que apregoava a economia liberal com fundamentos da Universidade de Chicago, como assim ficou conhecido. Ele, Lula tem feito périplo pelo mundo desenvolvido e recebido com muito "afago" por ter conseguido chegar ao terceiro mandado, mais do que pela sua qualidade de administrador público.
O Presidente Lula tem conduzido as suas ações, sobretudo na política global, participando de reuniões do G7, como convidado e como presidente temporário do G20, neste ano. O seu mundo está no seu imaginário, dentro da sua "bolha" que ele próprio criou, para satisfazer o seu "ego", mais do que ao serviço da República Federativa do Brasil. Assim, também, acontece no plano político interno. O Presidente Lula, imagina estar no centro das decisões políticas, não importando se o resultado seja positivo ou negativo para maioria dos 203 milhões de seus "súditos". Ele sendo o "centro" está tudo resolvido.
O Brasil está numa espécie de encruzilhada no campo econômico. Passado um ano e dois meses, o País não está contemplado, ainda, com a "política fiscal" com equilíbrio das contas públicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta em vão com o seu "arcabouço fiscal" equilíbrio entre arrecadação e gastos públicos. A situação fiscal do País é de "arrepiar os cabelos" de qualquer analista da macroeconomia.
O mais grave é a "ausência" de uma "política econômica" que oriente e contemple os diversos segmentos produtivos do País. O Brasil, no sentido da macroeconomia, é como um veículo desgovernado descendo ladeira abaixo, sem saber o destino certo, deixando, a população brasileira, incrédula, apesar da capacidade produtiva do País, em qualquer segmento da economia.
Enquanto isto, o Presidente Lula corre atrás do seu cobiçado Prêmio Nobel da Paz, na sua "bolha de imaginação".
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário