quarta-feira, 13 de março de 2024

A Petrobras vai para onde, Presidente Lula?

 

Segundo a grande imprensa, Presidente Lula criticou a distribuição de dividendos da Petrobras e disse que não é possível atender "apenas à choradeira do mercado", se referindo ao mercado financeiro.  A entrevista gravada foi dada nessa segunda-feira, 11/3 ao SBT e postada nos jornais de circulação nacional.  

          O Governo federal, em querendo, pode e deve fazer críticas à direção da Petrobras, porém os critérios para distribuição de dividendos em razões de lucros, é de competência do Conselho de Administração compostos pelos membros indicados pelos acionistas majoritários e minoritários, conforme manda a Lei das Sociedades Anônimas.  

          A composição das participações na Petrobras, empresa de capital aberto, está distribuída na forma que segue:

Capital TotalQuantidade das ações%
Governo Federal3.740.470.81150,26%
ADR Nível 32.077.840.49627,92%
B3 – Estrangeiro (Resolução n° 2.689 C.M.N)1.043.204.05314,02%
Investidores institucionais257.611.6243,46%

             Como pode ver no quadro acima, além do Governo federal, há participação de capital estrangeiro, investidores institucionais como fundos de pensões e pequenos acionistas pulverizado no mercado financeiro nacional e internacional.

           A Petrobras é uma Companhia de controle do Governo federal e sob direção dela a Diretoria é indicada pelo Governo, que no passado recente, houveram falcatruas, que foram intensamente noticiados pela imprensa à época dos acontecimentos.   Os detalhes das falcatruas ou corrupção estão, resumidamente, narradas por mim numa matéria escrita em abril de 2014, exatamente há 10 anos.  A matéria Petrobras. Dilma e Graça Foster são incompetentes!   mostra o que ocorrera à época na gestão do PT, o partido a que pertence o atual Presidente da República.  

         Tamanha ira do Presidente Lula, só pode ser explicado pela gestão "competente" do atual presidente da Companhia e não atendimento à distribuição de recursos lícitos e ilícitos aos seus aliados políticos.  O diálogo que teria ocorrido entre o presidente da Petrobras e o Presidente da República, só tem Deus como testemunha.  

         E, nós contribuintes, onde encontramos?

         Ossami Sakamori    

Um comentário:

Anônimo disse...

👍👍👍👍👍👍