domingo, 17 de dezembro de 2023

Aquecimento global I

 

O documento firmado em Dubai, no final da COP 28, entre quase 200 países participantes, concordam em diminuir o consumo global de combustíveis fósseis e os derivados de petróleo e em adotar uma série de medidas para reverter o aquecimento global que vem acontecendo desde a revolução industrial que ocorrido entre 1.750 a 1.850.  

              Segundo estimativa, nesse período, houve aquecimento global ao redor de 1,5º C, notadamente, nos últimos 50 anos.  A Conferência das Nações Unidas, há 28 anos vem promovendo as reuniões anuais para discutir o tema do "aquecimento global".  Desde a primeira reunião, a inclusão da influência dos combustíveis fósseis, como tema principal, foi a primeira vez, numa COP.  Ironicamente, a sede da COP 28, foi em Dubai, cujo país a economia se alicerça no mercado de combustíveis fósseis, o petróleo e o gás.

             Os ambientalistas alegam que no documento final não prevê nenhuma medida concreta para redução ou substituição de combustíveis fósseis, o petróleo.   Alegam os ambientalistas de que as medidas citadas no documento final da COP28, são insuficientes para uma Conferência tão importante sobre o meio ambiente.  O fato é que, de tempo em tempo, os ambientalistas, mudam o foco das prioridades, conforme as circunstâncias do momento.  Houve época em que o desmatamento era o tema central. 

      O Brasil, dentro das prioridades, apresenta, através da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o resultado da diminuição das "queimadas" no Brasil como contribuição para as mudanças climáticas.  Na contra mão, o Presidente Lula comemora a adesão do Brasil na OPEC+, como membro ouvinte do "cartel" de petróleo do mundo.  O Brasil, defende uma tese, mas adota outra postura, como costuma acontecer, invariavelmente.  

        A próxima reunião, a COP29, se realizará no Azerbaijão em 2024, no Oriente Médio, vizinho do Irã, um país essencialmente muçulmano.   A expectativa do Brasil é a realização da COP30, na cidade de Belém, onde nós estaremos participando ativamente na organização do evento.

         Ossami Sakamori

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Vao continuar se reunindo e não resolvem nada de pratico que trga melhorias !!! Quanto á participação do Brasil , nem vou tecer comentários, ainda mais com a dupla Marina e Lula , é “ chutar cachorro 🐕 morto “ 🤬🤬🤬🤬🤬