sábado, 20 de março de 2021

Volks põe o Brasil em xeque!

 


A grande imprensa deu destaque no dia de ontem, sexta-feira, 18 de março, a suspensão das quatro fábricas da Volkswagen, à partir da próxima quarta-feira, dia 24, até o dia 5 de abril, localizados em São Bernardo do Campo, Taubaté, São Paulo e São José dos Pinhais.  O grupo Volkswagen emprega 15 mil funcionários e segundo a empresa, os funcionários administrativos vai trabalhar de forma remota.  O motivo alegado foi a contaminação do Covid-19 de seus funcionários, não informando o número de contaminados.  

          As outras montadoras, Mercedes-Benz, Toyota, Hyundai e Renault informaram que estão atentos ao avanço da Covid-19, mas até ontem, dia 18, não tomaram nenhuma decisão.  O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, informou que encaminhou à direção da General Motors, concessão de licença remunerada no mesmo período, 24 de março a 4 de abril. 
          A notícia veio como alerta à autoridade brasileira, sobretudo da área econômica, sobre a gravidade da situação, que à primeira vista, é decorrência da crise sanitária.  Porém, o "buraco" pode estar muito abaixo.   O fato é que, as plantas industriais brasileiras, são "sucatas" nos países de origem de cada montadora.  Para se ter ideia, as montadoras em todo o mundo se preparam para carros movidos a motores elétricos, que serão implementados, nos próximos 4 anos, pelo menos na União Europeia. 
          A preocupação maior que enxergo, se persistir o atual quadro das montadoras, é o reflexo na cadeia produtiva, sobretudo de empresas de capital nacional, grande parte 100% dependente das montadoras.   Eu já manifestei neste blog que a saída da montadora Ford do Brasil era apenas a "ponta do iceberg" de uma crise estrutural do setor industrial como um todo, sobretudo pela alta carga tributária e complexidade da legislação tributária e trabalhista no País. 
          A pandemia Covid-19 está vindo com carga viral toda, com consequências imprevisíveis na área da saúde pública. No entanto, a pandemia está colocando o Brasil despido de "maquiagens retóricas" de políticos de plantão, de um país que tem tudo para dar certo. 

Ossami Sakamori


Um comentário:

Rebecca Michaelson disse...

Bom dia a todos lendo esta mensagem

se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

Agradecer