terça-feira, 23 de março de 2021

Desagravo ao presidente Bolsonaro

 

Os economistas que assinaram a carta cobrando medidas efetivas no combate à pandemia, ao lado dos banqueiros e empresários, tem explicações diferentes porque os levou a assinar o documento que foi divulgado no último fim de semana.  A presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, por exemplo, dá ênfase na criação do programa "renda básica", semelhante ao do governo Jair Bolsonaro.  O  fato é que, o documento vem com atraso de 6 anos, pois a pior depressão que País vive, vem desde 2015, como é de notório conhecimento dos signatários do documento.   Mais parece, um documento para marcar posição "política" do que resolver o real problema que o Brasil vive, os decorrentes da pandemia Covid-19.

          Diz o ex-presidente do Banco Central e um dos idealizadores do Plano Real, no governo Itamar Franco, que também, foi membro do Conselho de Administração do Unibanco, foi membro do Conselho de Administração do Banco Itaú e fundador do Banco Pactual e desde maio de 2018 integra o Conselho Acadêmico do Livres :  "Dá sensação de desespero, de urgência e vontade de ser propositivo.  Ele é o autor da "carta aberta" que cobra as medidas efetivas no combate à pandemia, ao lado dos empresários e banqueiros.

          Pérsio Arida, afirma, o fracasso anunciado no documento seria resultado da "postura negacionista" e da postura da falta de seriedade com que o governo federal vem enfrentando o problema", há exato um ano (sic). O ex-banqueiro Pérsio Arida, critica o despreparo da equipe do governo federal, partícipe e conivente da situação da calamidade que vivemos hoje (sic).  Por que o governo não se organizou para comprar vacinas como fizeram o Chile, a Turquia e África do Sul, afirma o Pérsio Arida.  E responde ele mesmo: "Porque não entendeu do que se tratava, porque foi ideológico, "negacionista" (sic).

          Muito fácil criticar e apontar "dedos" às eventuais falhas cometidas no enfrentamento da pandemia que em fevereiro de 2020, o mundo nem tinha noção da gravidade da pandemia que originou na China.  Muito fácil, também, fazer críticas ao presidente Bolsonaro, o fato de Brasil não ter adquirido vacina da Pfizzer, em agosto do ano passado, se esta vacina, ainda nem tinha aprovação do FDA dos EEUU. É uma crítica recorrente, também, na imprensa em geral.  O fato é que depois de "leão morto", todos querem ser o "caçador de leões".  É o caso do economista Pérsio Arida e seus séquitos seguidores. 

Ossami Sakamori  


2 comentários:

DEBENTURES DA VALE DO RIO DOCE disse...

Muito bem postado este vosso blog mestre Sakamoto como sempre. O que me entristece é exatamente a sua definição, uma crítica recorrente, sem.nenhim fundamento. Que Deus ajude nosso presidente, pois desses políticos (as velhas raposas) não podemos esperar nada de bom.

Anonimo disse...

Esse pessoal só pensa neles mesmos. Vieram matar hoje o velho que morreu ontem. São engenheiros de óbras prontas.

https://twitter.com/revistaoeste/status/1375080542157344768?s=1002