sábado, 3 de dezembro de 2016

Obrigado, colombianos!



Fiquei impressionado com eficiência dos colombianos no resgate às vítimas do voo que levava também os dirigentes, auxiliares e jornalistas que faziam parte da comitiva do time chapecoense que iria disputar o final da Copa Sul Americana de futebol. Seguindo rigorosamente o protocolo de resgate, relatado pelos jornalistas do mundo inteiro, os colombianos demonstraram que sabiam fazer com eficiência o resgate das vítimas do desastre aéreo acontecido nas proximidades do Medelín. 

Claro que ninguém esperava o tão trágico acontecimento. Mas, os colombianos demonstraram a organização e destreza para enfrentar situação de emergência, seguindo rigorosamente o protocolo.  O resgate foi feito, relatado pela imprensa, com eficiência de país do primeiro mundo. Fiquei imaginando, se o desastre tivesse acontecido no Rio de Janeiro. Teria sido, com certeza, num completo improviso como que acontece num desastre de natureza ambiental. Há que, as autoridades brasileiras tirarem lição com o trágico acidente acontecido na Colômbia.

Além da organização, o governo colombiano deu tratamento muito especial às vítimas de um dos piores desastres aéreos dos últimos tempos. Fiquei muito emocionado ao ver a homenagem prestado pelo Exército colombiano, na despedida dos corpos, na Base Aérea. Postei foto acima, que me deixou muito emocionado e ao mesmo tempo agradecido pela honraria prestada às vítimas por um país que os brasileiros o consideram com certo desdém. 

Enquanto do nosso lado, o presidente Michel Temer, acompanhado por sua mulher Marcela, vai recepcionar os corpos das vítimas no Aeroporto de Chapecó, trazido pelos aeronaves de transportes da FAB. Pretende, segundo a imprensa, o presidente Temer, entregar aos familiares das vítimas a comenda de ordem esportivo, no próprio aeroporto local. Segundo a imprensa, o presidente da República não comparecerá ao velório das vítimas no estádio chapecoense, por medo de uma eventual vaia. 

Segundo a imprensa, Osmar Machado, pai de um dos atletas, vítima do desastre: "Falaram que vou ter de ir até o aeroporto dar um abraço no Temer.  Acho isso uma falta de respeito com as famílias.  Se ele quiser, que venha aqui. Isto é tão desrespeitoso que até acho que é mentira."  É o mesmo sentimento que estou a sentir no momento que escrevo esta matéria. 

No momento de dor como a despedida dos seus entes queridos, não poderia ser tão inapropriado a entrega de comenda, mesmo que seja de mérito esportivo. O protocolar seria entregar a mesma comenda, numa data futura, em cerimônia no Palácio do Planalto com convite às famílias. Como sempre, o que prevalesse nos protocolos não são as dores das famílias, mas ao que interessa às autoridades, de tentar mostrar através da mídia, a "preocupação" do presidente da República para com os atletas.

Ficaria mais bonito, ainda, se o presidente Temer concedesse a mesma honraria dados às vítimas dos profissionais do esporte, também, fosse concedida aos profissionais da imprensa, vítimas do mesmo desastre aéreo, escalados que foram para cobertura daquele evento esportivo. Os corpos dos profissionais da imprensa, chegaram em anonimato, no Aeroporto de Galeão e foram liberados para as famílias, sem nenhuma atenção dada às demais vítimas. 

Enfim, os colombianos deram aos brasileiros, maior lição de eficiência, respeito e demonstração explícita de afeto ao povo brasileiro. Os colombianos fizeram mais que a sua parte. Falta aos brasileiros fazerem a nossa parte com dignidade. 

Ossami Sakamori



8 comentários:

shamijacobus disse...

Bom dia Professor.
Colombianos vivem a 5/6 décadas o terror dos guerrilheiros comunistas narcotraficantes das FARCs.
Aprenderam de forma dura a sobreviver e se prepararam para as emergências como nunca.
abraços

sergio luiz buchmann disse...

Bom dia Professor. Parabéns mesmo,Tudo feito com dignidade e respeito,sem intenção de se promover.Já no Brasil esta cheio de oportunistas se promovendo os s desgraça alheia. Abraço!

TATOBES disse...

Seu texto representa exatamente o meu sentimento. Obrigado Professor

Anônimo disse...

Lição de humildade, preparação e competência de uma gente tão sofrida como o povo colombiano.
Parabéns!

Anônimo disse...

O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Weverton Rocha (MA) foi abordado ontem quando tentava embarcar para São Luís por um cidadão indignado que lhe esfregou um tomate no peito

indignação de um cidadão contra o deputado federal pelo Maranhão, Weverton Rocha PDT foi em decorrência de uma emenda feita pelo parlamentar, aprovada pela Câmara, que pune magistrados e integrantes do Ministério Público (MP) por crime de abuso de autoridade quando atuarem com conduta incompatível com o cargo. Foram 313 votos a favor, 132 contrários e cinco abstenções para este destaque.

Fonte:http://radardf.com.br/veja-no-video-deputado-autor-da-medida-que-pune-juizes-e-promotores-leva-uma-tomatada-no-aeroporto/

O VÍDEO ESTÁ NO ENDEREÇO ACIMA. TOMARA QUE A MODA PEGUE, PORQUE DEPUTADO TEM QUE PASSAR EM AEROPORTO.
O POVO CANSOU...
TOMATE NELES GALERA

Anônimo disse...

Enquanto a população chora, os vagabundos se aproveitam para tentar barrar a Lava Jato.

BANDO DE LIXO

joao trindade disse...

Muchas gracias a los hermanos de Colombia.
Aos familiares dos mortos brasileiros, Deus possa abrandar seu sofrimento.

Anônimo disse...

O POVO DERRUBOU O CANGACEIRO DE ALAGOAS