sexta-feira, 15 de setembro de 2023

A agenda climática entrou no dicionário global

 

Como que, de repente, as autoridades brasileiras, em todos níveis, resolveram dar prioridade ao "meio ambiente".   Desta feita, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, embarca para Nova York para assistir a Assembleia Geral das Nações Unidas, com "pires na mão" para pedir recursos aos organismos internacionais para preservação da Mata Atlântica, dentro do seu município, a cidade de Rio de Janeiro.

           A inciativa do prefeito de Rio de Janeiro deve ser acompanhada pelas autoridades regionais, de norte ao sul e de leste a oeste do País, na esteira do COP30 que será realizada na cidade de Belém, no final do ano de 2025.  Todo mundo, está de olho na realização do COP30 no Brasil.  COP 30, significa, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que acontecerá na capital do Pará, com o objetivo de "reconstruir a confiança de uma ação global e coletiva para resolver os maiores desafios da humanidade que são as mudanças climáticas".

           Ao que parece, a agenda ambiental estrou definitivamente nos programas governamentais do mundo todo, que até há poucos anos, a única prioridade no Brasil o "desmatamento" da Amazônia e as consequentes "queimadas".   A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estabeleceu como meta a diminuição de áreas de queimadas, em relação aos níveis dos governos anteriores.   Esquece, a ministra do Meio Ambiente, de que as novas agendas, diz respeito, não só sobre as queimadas, mas, sobretudo, sobre a preservação do meio ambiente dentro do espírito do ESG, Governança Social Ambiental, que inclui ser humano que habita na biodiversidade.  

           As mudanças climáticas, sobretudo, deste verão, no hemisfério norte, tem despertado atenção dos países do Primeiro mundo, em especial.   A agenda meio ambiente, entrou definitivamente no dicionário global.

             Ossami Sakamori   

Um comentário:

Anônimo disse...

Ossami ,já pensou nesta grana toda entrar nos cofres deste nosso governo cleptocrata para defender a Amazônia??? Para cada 100 reais que entram , 99 vai para a petezada se lambuzar. Se não houver um controle severo de quem enviar a grana , ela vai sumir !!! Não esqueça que “ cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça “ !!! Depois não digam que não avisei . Porque você acha que o nine está tão interessado que os paises mais ricos banquem o recuperação das nossas florestas 🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️?????