sábado, 27 de abril de 2019

Brasil no ritmo de Stop and Go !



Os últimos números da economia, sobretudo os referente ao trimestre terminado em março, tem colocado a equipe econômica em posição de cautela.  A última má notícia é que a inflação do mês de março registrou 0,75%de alta, considerado os últimos 12 meses, a alta é de 4,58% ao ano. Em função dos números divulgados, é de se esperar que a taxa básica de juros Selic que será estabelecida pelo Banco Central, no próximo dia 8 de maio, deverá ter um aumento de 0,25% ou Selic de 6,75% ao ano.   

No último dia 24, o IBGE tinha divulgado que o Brasil tinha fechado 43 mil vagas de trabalho no mês de março, colocando cerca de 50 milhões de trabalhadores na condição de desempregado, desalentado e subempregado. Enquanto o número de trabalhadores com carteira assinada era de apenas 33 milhões de trabalhadores.  Há muito trabalho para tirar o Brasil do "fosso" que separa do pleno emprego.

Por outro lado, no mesmo mês, março de 2019, registrou R$ 109,8 bilhões de arrecadação federal, com o recuo, descontado a inflação, de 0,58% em relação ao mesmo mês de 2018. A agência de notícias Bloomberg calculava, para o mês de março, uma arrecadação de cerca de 114 bilhões. Ainda assim, a arrecadação acumulada do ano, do governo federal, está em R$ 385,3 bilhões, com aumento real de 1,09%.

Assim, o Brasil vai caminhando no ritmo de: Stop and Go!

Ossami Sakamori

Os comentários poderão ser postados no espaço próprio. 

Nenhum comentário: