quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Juíza Federal Gabriela Hardt

Crédito da imagem: Estadão

Lula perguntou a juíza federal Gabriela em tom desafiador se ele era o dono do sítio em Atibaia, na audiência que  tratava do processo do Sítio do Atibaia, onde o ex-presidente Lula da Silva é acusado de corrupção.  A magistrada reagiu com firmeza: "Senhor presidente, isso é um interrogatório e se o Senhor começar nesse tom comigo a gente vai ter problema. Então vamos começar de novo. Eu sou a juíza do caso, eu vou fazer perguntas." Assim começou a audiência em que o Lula da Silva foi condenado pela juíza em 12 anos e 11 meses de prisão em regime fechado. 

A juíza sintetizou a acusação do Ministério Público Federal: o petista seria o real dono da propriedade, que foi reformada pelas empreiteiras Odebrecht e OAS como forma de mascarar o pagamento de propina. Simples. 

Na sentença dessa quarta-feira, dia 6, a juíza disse que restou comprovado que as obras no sítio “foram feitas a pedido de Lula e em benefício de sua família” e que “toda a execução das obras foram realizadas de forma a não ser identificado quem a estava executando e em benefício de quem seria realizada”.

A juíza Gabriela Hard é natural de São Mateus do Sul, Paraná, filha de engenheiro químico que trabalhava na Usina de processamento de xisto da Petrobras.  Formou-se advogada na Universidade Federal do Paraná. Prestou concurso para juíza federal em 2007 e foi nomeada dois anos depois.  Disse ela: "Eu entrei na carreira de juiz federal um pouco mais tarde que o habitual. Entrei já com 34 anos e com família formada. Já tinha minhas filhas e meu marido já tinha profissão consolidada."

Desde novembro do ano passado, juíza Gabriela responde interinamente pela 13ª Vara Federal de Curitiba, até que o novo juiz titular, Luiz Antônio Bonat, assuma o cargo.  A magistrada deve ficar no posto que foi de Sergio Moro até abril deste ano. 

Ossami Sakamori
@Saka_Sakamori

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o que escreveu Sr. Ossami.
Realmente a Juíza Gabriela Hardt foi perfeita e encerrou esse caso.
Parabéns pela matéria!