quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Acorda, Paulo Guedes!

Crédito de imagem: Agência Brasil

Antes do comentário de hoje, já vou avisando que sou contra patrulha ideológica de qualquer lado.  No período do governo do PT, sofri ameças e censuras dos militantes petistas, no auge da popularidade do governo Dilma em 2012 (com 77% de aprovação).  Hoje, há movimento de direita, sem ao menos saber exatamente o que seja a ideologia de direita.  Feita esta observação, vamos aos comentários de hoje.

Criou-se expectativa enorme sobre a política econômica, do então, o suporte do candidato Bolsonaro ao cargo de presidência de República, Paulo Guedes.  O ministro da área econômica, teve respaldo e suporte do presidente da República desde o início da sua campanha eleitoral em 2018, portanto há mais de 6 meses.  O presidente da República, pelo que sabemos, deu "carta branca" para o o novo ministro formular a "política econômica".  Bolsonaro deu super poder ao Paulo Guedes.  Bolsonaro, anexou o Ministério de Planejamento e o Ministério de Indústria e Comércio ao da Economia, sob o comando ao novo ministro da Economia.  O presidente da República deu autonomia na nomeação, também, do presidente do Banco Central, da CEF, do BB e do BNDES ao novo ministro.  Nunca na história do país, a economia do país esteve sob comando de uma só pessoa, o Paulo Guedes.  

O que se vê, a olhos vistos, é que a citada política econômica da Chicago University pelo Guedes, configura-se apenas como "boa intenção".  Com muita bateção de cabeça, é que na próxima semana, será encaminhada a "reforma da previdência".  Fala-se em economia de R$ 1 trilhão para próximos 10 anos, o que representa a economia de R$ 100 bilhões, grosso modo, por ano.  É muita falação e muita bateção de cabeça, antes mesmo de discussão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.  Certamente, a reforma tributária e o novo pacto federativo ficarão para depois de agosto. 

Enquanto isto, o País vai convivendo com embargo à exportação de carnes para Arábia Saudita. Não se sabe se o embargo foi devido ao anúncio precipitado da mudança da Embaixada brasileira no Israel à Jerusalém.  A mais recente imposição do imposto "anti dumping" sobre o leite em pó da União Européia é um outro exemplo clássico do improviso do ministro da Economia Paulo Guedes.  Não há política econômica clara no País, por enquanto. 

A aposta do Olavo de Carvalho, o "guru" do presidente Bolsonaro, em "alinhamento automático" com o governo Trump, está fazendo água.  Nos Estados Unidos, o Trump está amargando o pior momento do seu mandato, cujo índice de aprovação despencou para 35%.  O presidente Bolsonaro precisa, urgentemente, tomar o "choque da realidade", sob pena de ter que administrar as muitas bateções de cabeças da sua equipe econômica, antes de colocar o Brasil no prumo. 

Para mim, o ministro Paulo Guedes é mais um "oba, oba" que vai desgastando o governo Bolsonaro!

Ossami Sakamori


5 comentários:

Daniel Camilo disse...

Bom dia, muito se fala sobre o Filósofo Olavo de Carvalho, entretanto esquecem que o mesmo foi um dos que, ou o único, que teve a coragem de denunciar abertamente o "foro de São Paulo"; Entidade fundada por Lula, Fidel Castro e Hugo Chaves em meados de 1990 para implantar em toda América do Sul o que vemos agora na Venezuela. Eduardo ou Flávio Bolsonaro(filho do Bolsonaro) gostou dos hangoutes do Olavo e achou conveniente seguir suas orientações para derrotar o PT. portanto, quem segue as orientações do Olavo é um dos filhos do Bolsonaro e não, o pai; Jair Bolsonaro. Até porque Jair Bolsonaro, militar das Forças Armadas, conheceu e conhece a Esquerda Comunista e as entranhas da vida Política melhor que o Olavo.

Eli Reis disse...

Estamos em fevereiro, exatos um mês e treze dias de governo, o presidente internado e várias "catástrofes" ocorrendo, e ainda assim o Brasil está andando.

Com Bolsonaro voltando a Brasília o governo deve assumir a real face do novo presidente.

Vamos aguardar só mais um pouquinho!

Ana disse...

Eu concordo com Eli Reis,vamos aguardar,está "muito verde"!

Unknown disse...

Parabéns sakamori o tuitter agradece

Unknown disse...

SAKAMORI vc tem 22 processos pq

Sou Valdecir sucateiro do tuitter