quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Inflação: Chamem o Delfim Neto!

Crédito da imagem: Estadão

A inflação não cede, no governo Temer há 3 meses no poder. O IPCA, índice oficial de inflação do mês de julho fechou em 8,74%, anualizado. A alta no mês de julho foi de 0,52%, ante uma variação de 0,35% em junho. O centro da meta de inflação para o ano de 2016 é de 4,5%, portanto está longe de alcançar o objetivo do Banco Central para o ano de 2016. 

Eu disse nas matérias anteriores de que apenas o ajuste fiscal proposto pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles é insuficiente para levar o País ao desenvolvimento sustentável. No meu entender, o ajuste fiscal é apenas dever de casa que qualquer governo deve perseguir. No entanto, o Meirelles propõe o PEC do teto dos gastos, como uma forma de ajuste fiscal. Ledo engano. O PEC do teto do gastos, enterra a Lei da Responsabilidade Fiscal, que exigia o equilíbrio entre receitas e despesas. O PEC do teto dos gastos, pereniza o "rombo" nos Orçamentos Fiscais do governo federal.

Com o rombo no Orçamento Fiscal e pagamento de juros reais extorsivos cria, além do déficit primário (rombo do Orçamento Fiscal) explosivo, o déficit nominal (rombo incluído os juros das dívida pública). O déficit nominal é coberto pela emissão de novos títulos da dívida pública federal. A emissão de novos títulos equivale ao alargamento da base monetária. O alargamento da base monetária conduz, inexoravelmente, à inflação. A equação é muito simples, até para leigos.

No meu outro blog, com alguma dose de economês, descrevi a situação que o País se encontra. Leiam Brasil está enxugando o gelo. para vocês entenderem melhor como funciona a economia brasileira, na prática. 


Da maneira que é tocada a política econômica e política monetária da equipe econômica do governo Temer, sempre haverá o "vilão" da inflação. Coitado dos tomates, das cebolas e dos feijões! Apontar os "vilões" sempre foram a forma de justificarem a incompetência da política econômica de sucessivos governos. No governo militar, o ministro da Fazenda Delfim Neto culpou o "xuxu" como vilão da inflação, chegando a expurgar a leguminosa do cálculo do índice. 

Tem alguma coisa errada nesta política econômica, do item alimentação ser o vilão da inflação. O governo federal subsidia pesadamente a agricultura familiar para fornecer alimento barato para a população, mas isto não acontece. 


Chame o Delfim Neto para expurgar os vilões, os alimentos, do índice da inflação!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori


5 comentários:

Unknown disse...

" acho q esquecem-se que matemática é ciência exata ; e que as vezes , mesmo sendo exata, tem q ser Humana também ! " bom dia !

daniel camilo disse...

Sr Sakamori, não deveria haver inflação no Brasil.Somos ricos pois possuímos o minério: NIÓBIO.
Um jurista fez um apelo ao Dep Bolsonaro:

" Pedido feito ontem ao deputado federal Jair Bolsonaro pelo jurista Antônio José Ribas Paiva, Presidente do Nacional Club:"

"DEPUTADO Jair Bolsonaro, boa noite. A CBMM localizada em Araxá, fornece 95% do nióbio consumido no mundo. O Brasil tem 98% das reservas mundiais, portanto poderíamos ditar o preço do nióbio no mundo. A CBMM realmente é uma empresa que poderia favorecer o Brasil, porque manda no mercado mundial de Nióbio . Aproveite seu contato e influência na empresa, para solicitar à diretoria, que exporte o Nióbio para as suas filiais, em todo o mundo, pelo preço real . Porque a exportação das ligas de nióbio por US$ 48 dólares o quilo , configura subfaturamento de exportação. O Brasil agradece a sua colaboração e patriotismo!!!"

Link: http://www.alertatotal.net/

Anônimo disse...

O jeito é comer nióbio...

Anônimo disse...

Ou chamar o Tiririca.
Pior do que está pode ficar.

Unknown disse...

ELA NÃO CHOROU SAKA...ESTÁ RINDO DE NÓS ATÉ AGORA...IMAGINO E PENSO QUE ESTA VOTAÇÃO NÃO PASSOU DE UMA FARSA MONTADA POR TODOS OS ENVOLVIDOS....IMPEACHMENT COM ELEGIBILIDADE, COMO ASSIM? EM MINHA VISÃO UM PODRE DESTE PODER IMUNDO, MARCADO PARA NOS FAZER DE PALHAÇOS E PAGAR MICO DIANTE DO MUNDO...PRONTO FALEI É O QUE PENSO, SE ESTIVER ERRADO, POR FAVOR ME CORRIGAM