sexta-feira, 7 de março de 2014

Economia BR. Sinal amarelo, Dilma!

Estadão, ontem. A balança comercial brasileira registrou saldo negativo de US$ 2,125 bilhões em fevereiro, segundo divulgou nesta terça-feira, 6, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Foi o pior resultado para o mês da série histórica do MDIC, iniciada em 1994. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, o saldo ficou negativo em US$ 6,183 bilhões, também o pior resultado para um primeiro bimestre.

Comentário.

Veja o que acontece com as notícias que são plantadas pelo Palácio do Planalto sobre a situação econômica do Brasil e o que eu venho falando aqui no blog.  A grande imprensa, noticiam apenas o release das notícias vindo do Planalto e passa a impressão errada sobre o quadro da economia.  Ditante de tanto contraste entre notícias da grande imprensa e as minhas, muitas vezes sou visto com muita reserva.  Algumas vezes, sou satirizado, pelos adeptos do governo Dilma e ou Lula.

A notícia acima parece ter ecoado como uma bomba.  Trata-se do maior déficit da balança comercial dos últimos 20 anos!  Isto mostra claramente de que a Dilma vem mentindo sistematicamente.  Consequentemente, a imprensa mente junto.  Há poucos dias, escrevi uma sátira sobre governo Dilma.  Na sátira dizia para a Dilma tirar a máscara do carnaval e encarar a realidade dos fatos.  Como noticiado acima, o Brasil está longe de ser país das maravilhas.  Pelo contrário, estamos no olho do ciclone!

O interessante, dos números negativos é que transcende ao período do governo petista.  São recordes que vem quebrando, negativamente, que ultrapassam o período dos governos Lula e Dilma.  Veja o número do déficit comercial do mês de fevereiro ou do bimestre janeiro/fevereiro.  O número é pior dos últimos 20 anos! Isto é um número pior da era FHC, Lula e Dilma.  Não tem mais aquela história de nunca dantes do governo PT.  Agora, misturou misturado.  Não tem água limpa e água suja.  O Brasil, em termo de economia, vem navegando em águas turvas, desde o fim do regime militar.

E vamos lá, esclarecer, antes que alguém fale que sou a favor da intervenção militar diante do quadro econômico e político.  Não vem que não tem! Sou visceralmente, radicalmente, contra governo em regime de exceção.  Sou a favor da "mudança já", mas dentro do regime democrático.  Devemos retomar o poder do PT, dentro das regras democráticas vigentes no País, isto é através de eleições.  Ganharemos eleições com verbos, não com verbas.

Ontem escrevi, também, que as eleições poderão ser fraudadas e tudo confirma que pode ser, sim.  A minha afirmativa vem sendo respaldada pelos técnicos da informática, em comentários no próprio blog ou em redes sociais que participo.  Isto não quero dizer que estas eleições serão fraudadas.  Eu disse que o resultado das eleições, poderão ser alteradas com um simples "app" introduzido no programa de apuração de votos pelo operador do SERPRO.  Não afirmei que as próximas eleições "serão" fraudadas. Mas, que há possibilidade, há.  Isto ninguém mais tem dúvida. Fiquemos atentos!

Voltando ao assunto da notícia do Estadão, a economia, como dito por mim, anteriormente, está a caminho do colapso.  Estamos no olho do ciclone.  Estamos andando em cima do "fio da navalha".  Estamos, enfim, na "sinuca do bico".  Ao que tenho ouvido em notícias pela Rede Globo, somente agora, acendeu luz amarela no Palácio do Planalto.  Dizem que a Dilma vai tomar medidas mais duras para o controle da inflação.  Sabe lá, o que quer dizer o recado da Dilma.  Não tem nexo entre o que ela diz e o que ela faz.
Dilma pode estar com síndrome "bipolar".

O fato narrado na notícia do Estadão mostra, claramente, que a política cambial do governo Dilma está equivocada, entre tantas outras políticas na área econômica financeira.  Isto venho batendo desde fevereiro de 2012, quando inaugurei este blog.  O dólar desvalorizado ou depreciado, artificialmente, provoca isto.  O equilíbrio da balança comercial é primeira consequência.  Mas, isto é apenas parte do problema maior.  O país passa por desindustrialização e consequente substituição de produtos produzidos no país, seja primários ou industrializados, pelos produtos importados.  Tudo por conta da fantasia que a Dilma quer oferecer a população.  

Dilma quer mostrar que o Brasil é imune à conjuntura econômica financeira mundial.  Dilma é míope, além de outros adjetivos que dispenso de usá-los aqui.  Definitivamente, o Brasil não é país das maravilhas, pelo contrário é um país doente que requer um tratamento intensivo.  O pior da crise vai bater antes das eleições.  O resultado do Brasil na Copa 2014, não será mais o fator determinante para a manutenção da popularidade da Dilma. 

Então, resumindo, o déficit da balança comercial, o pior dos últimos 20 anos, está na política econômica (sic) equivocada da Dilma.  Em particular, o resultado mostra o tamanho equívoco da política cambial engessada, só para poder garantir a "sensação de bem estar" da população.  O carnaval já passou!  Quarta-feira de cinzas já passamos.  Agora, só nós resta, orarmos e rezarmos para que a Dilma não faça besteira maior do que já fez, para sair desta situação de saia justa.  As agências de classificação de riscos estão de olho no Brasil.

Atenção, sinal amarelo, na economia brasileira!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori


5 comentários:

Unknown disse...

Amigo Sakamori , um outro fator que esta afetando muito a balanca comercial do brasil e nao se fala na midia brasileira e a vaca louca , acredito que se publicarem que a maioria dos paises nao querem mais carne brasileira o povo brasileiro nao compraria carne mais tbm

http://www.kansascity.com/2014/03/04/4866138/plan-to-import-beef-from-brazil.html

Abracos

Anônimo disse...

Depois têm a coragem de festejar os pífios 2,3% de crescimento do PIB em 2013. O crescimento do Brasil é como voo de galinha. E a Petezada toda festeja. O negócio deles é investir nos países dos "cumpanheiros",
Venezuela, Cuba, Bolívia, etc . Enquanto os portos brasileiros atravessam serias dificuldades, a Da. Dilma inaugura o Porto de Mariel, e promete mais recursos para o mesmo. Como diz Boris Casoy: Isso é uma vergonha.

Anônimo disse...

Ossami, não sei se você leu meus outros comentários, mas o Serpro atualmente não participa em nenhuma das fases da votação ou apuração eletrônica. Tudo é feito sob a responsabilidade da própria área de informática da justiça eleitoral.

Unknown disse...

Mas o Governo contrata funcionários do SERPRO, que são experts em computação, e so Seus sabe para fazer o que. Nao tenho candidato, e penso que os brasileiros tambem estão no mesmo barco. So vejo mentiras, promessas que nao foram cumpridas, como posso acreditar em algum político. Nao estou no RJ, mas tenho pena dos cariocas, uma cidade tão linda e abandonada principalmente pelo governador, que atualmente soube estar passeando em Paris, como tambem outras cidades abandonadas por seus governadores e prefeitos, tenho muita pena de nos brasileiros.

Unknown disse...

Exagero! Estamos no caminho certo... Cuba e Venezuela são o modelo desta PTralhada que nossos desinformados patrícios insistem em manter no comando do país.