quinta-feira, 13 de março de 2014

Brasil na contramão em taxa de juros básicos.


Os argumentos de que o Brasil paga a maior taxa básica de juros do mundo parece não surtir efeitos junto à população brasileira.  Tenho visto, comentários postados nas matérias que escrevo sobre o tema. O povo está mais preocupado em fazer comparação com a taxa básica de juros pagos no governo FHC.  Lembro apenas que o governo do PT está no poder há 11 anos.  Já estaria na hora de os analistas petistas, fazerem as comparações com os resultados de 3 gestões deles próprios, do PT.

Se meus argumentos são insuficientes, vou colocar abaixo, a situação da taxa básica de juros do Brasil e de alguns países deseenvolvidos do mundo, extraído do mesmo jornal, o Estadão, cuja fonte é Reuters.  Vocês próprios poderão tirar as conclusões, apenas pela leitura dos noticiários.  

Notícia sobre taxa básica de juros no Brasil.

A pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira, 10, pelo Banco Central mostra que a projeção do mercado para a taxa Selic segue em 11,00% ao ano para o mês de abril.

Agora, veja as notícias do redor do mundo.

O Banco Central da Colômbia manteve a taxa básica de juros perto da mínima recorde pelo 11º mês consecutivo, em 3,25%, conforme o esperado. 

O Banco Central do Chile anunciou agora há pouco uma redução de 0,25% na taxa básica de juros anual do país, de 4,25% para 4%. 

O Banco da Reserva da Austrália a taxa básica de juros na mínima histórica de 2,5% ao ano, após oito cortes de juros desde o fim de 2011, na tentativa de acelerar a recuperação econômica da Austrália.

O Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de refinanciamento - taxa básica de juros da zona do euro - em 0,25%, conforme o esperado pela maioria dos analistas.

O Banco da Coreia (BoK, na sigla em inglês) manteve a taxa de juros em 2,50% ao ano, permanecendo estável pelo nono mês consecutivo.

O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve hoje a taxa básica de juros em 0,5%.


Comentário.

Dilma, vamos parar de querer dar lição de economia ao mundo desenvolvido, por favor. Falar mal da Angela Merkel e querer dar receita de política econômica, fica vexatória.  Quando você falou em Davos para o mundo, fiquei com vergonha de ter uma presidente como você, Dilma.  Tá na hora de reconhecer os nossos próprios erros e corrigi-lo a tempo, Dilma.
 
Sim, com certeza, o Brasil está na contramão do mundo.  A política econômica (sic) brasileira é totalmente oposta dos governos que são considerados sérios.  Não vou comentar se a nossa política econômica que está certa ou que a política econômica dos países considerados sérios está errada.  Vocês próprios chegarão conclusão, se eu estou a falar certo ou que os analistas de plantão do Palácio do Planalto estão certos.  A palavra está com vocês!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori


3 comentários:

Die Lesung aus ubrals disse...

Adorei

Adriana Berg disse...

Ela não está preocupada com isso, o pt não está preocupado com isso. Eles já sangraram o BR e agora eles já dominam todas as esferas de poder e da sociedade... Quando a corda rebentar eles vão conseguir botar a culpa em alguém e o povo vai acreditar...

Unknown disse...

Isso se eles nao cairem.