sexta-feira, 28 de março de 2014

Dilma não se reelege em 2014!

Estadão, ontem (27/32014). A pesquisa CNI/Ibope sobre o desempenho do governo federal e a atuação da presidente Dilma Rousseff mostrou piora da avaliação da atual gestão e animou o mercado acionário. Os investidores dispararam ordens de compras que impulsionaram principalmente as ações das estatais.


A alta do índice Bovespa em 3,5% foi puxado pelas cotações de empresas estatais como a Petrobras PN (8,12%), Eletrobras PNB (3,52%), BB ON (6,63%). 

O resultado da pesquisa, explicaram os profissionais de mesa de renda variável consultados, fez crescer a perspectiva de mudanças na condução da política econômica do governo.  A pesquisa apontou a queda da aprovação do governo Dilma de 43% para 36%, isto num cenário que não estava em exposição notícias sobre a CPI da Petrobras, envolvendo a presidente.

Já foi dito aqui no blog que as bolsas em geral valorizam ou desvalorizam em função da expectativa dos acontecimentos, tanto do índice geral ou das cotações específicas de cada companhia.  E desta vez não foi diferente.  A depressão das cotações, até hoje, refletia o desempenho do governo Dilma, sobretudo às empresas estatais ou de economia mista, de controle do governo federal.

O desempenho da bolsa no dia de ontem, mostra que o mercado financeiro começa a trabalhar com a perspectiva de não reeleição da Dilma Rousseff nas eleições deste ano.  Avalia o mercado de que qualquer dos candidatos à presidência já postulados é melhor do que a atual presidente da República.



O recente episódio da compra de refinaria da Pasadena, nos EEUU, envolvendo a presidente Dilma, ajudou a refletir na perspectiva de não reeleição da presidente Dilma.  Desde a sua posse, é a primeira vez que a pesquisa aponta dúvida sobre a reeleição da presidente Dilma.  

Este blog já fez matéria "Dilma não se reelege em 2014" há mais de 5 meses, exatamente no dia 25 de outubro de 2013.  O argumento usado naquela matéria era justamente sobre a deterioração do quadro econômico neste ano, ano das eleições.  Novamente, este blog, acertou no diagnóstico. A perspectiva de reeleição da Dilma, para o mercado financeiro, passou de certa para duvidosa.


Nada como um dia atrás do outro!  O povo já não tem certeza da reeleição da Dilma ao cargo de presidente da República.

Ossami Sakamori
@SakaSakamori


12 comentários:

Die Lesung aus ubrals disse...

Deus te ouça

capitaodamata disse...

Não que queira, Deus me livre. Mas quem eleger. Temo errar outra vez.
Obs. votei no Lula a 1° vez.

Anônimo disse...

Não voto na Dilma, não gosto de Lula e nem de PT, mas quem seria o adversário de peso? Hoje não existe, só se vai ainda aparecer, vamos aguardar, porém não pode demorar.
Josué Jorge Junior
Castro PR

Fuzinelli disse...

Qualquer bicho é melhor que uma ANTA. A farra na PETROBRÁS continua, mesmo com o barulho do escândalo, No GP do Brasil, o camarote pago pela estatal estava cheio de políticos ligados à presidência, inclusive o genro da Presidente, os filhos o Mântega, entre outros. MUDA BRASIL.

Anônimo disse...

Com Dilma no comando, conselho vetou o investimento de mais U$ 700 milhões em Pasadena disse...

Em reunião em Copenhague o ex-presidente da empresa, Sergio Gabrielli discutiu a cláusula da Petrobras de ter de pagar mais US$ 700 milhões pelos outros 50% da refinaria.

As informações estariam em documento apresentado pela própria Petrobras em um dos processos judiciais nos quais as duas empresas se enfrentavam na Justiça do Texas.

Em dezembro de 2007, para resolver a demanda judicial, uma proposta de compra da Petrobras chegou a ser oficializada em carta à empresa belga.

Porém a negociação foi implodida no ano seguinte pelo veto do Gabrielli com Dilma no comando.

Dilma tentou evitar a compra porém a Petrobrás perdeu na Justiça a discusão da cláusula.

Porém como a intenção é levantar suspeitas sob os membros do governo petista, essa parte a imprensa oposicionista não conta.

Anônimo disse...

A imprensa contando c/ a desinformacao dos midiotas, recalcados e frustrados de plantão diz que Petrobrás "caiu 50% desde 2010" mas não diz que subiu 328% desde 2003 após PT indicar presidentes.

Com a resistência da empresa em pagar a cláusula, com a falta de argumentos que possam levantar suspeitas contra o Conselho, agora a imprensa chega a achar ruim que a Petrobras não pagou logo, diz que:

"A recusa da Petrobras em levar a disputa ao Judiciário acabou aumentando ainda mais seu prejuízo."

Ou seja, agora queriam que a empresa pagasse sem tentar reverter a cláusula.

Anônimo disse...

Todas as empresas de economia mista, cujos presidentes e conselhos de administração são indicados pelo governo, transformam-se em cabides de emprego de incompetentes e corruptos, essas empresas em curto prazo afundam, querem alguns exemplos: Correios, cia. docas de santos, Petrobrás, Eletrobrás, etc. etc. A Petrobrás que já foi uma das maiores empresas do mundo, hoje ocupa um lugar inexpressivo, no ranking das empresas do gênero, decorrente de incompetência e corrupção cujos escândalos estão envolvendo diretamente até a presidenta da república.

rosaalegre0@gmail.com disse...

Não adianta os bancários sindicalistas ligados ao PT quererem defender a posição deste partido no afundamento da Petrobras. Foram indicados incompetentes para gerirem a nossa mais forte estatal. Incluindo a gerentona Dilma que mostra no governo a mesma incompetência petista de sempre.

Anônimo disse...

Os aposentados do BB, estão sofrendo muito com a forma que dirigem o seu fundo de pensão, Previ; que talvez vire outro AERUS; estão ficando empobrecidos com os sindicalistas no comando, ganhando um teto acima do permitido e que não contribuíram para isso.

Anônimo disse...

Se o PSDB estivesse no poder nem da PETROBRAS estaríamos falando hoje. Certamente falariamos sobre a PETROBRAX. Para quem não se lembra o PSDB através do presidente FHC queria mudar o nome da PETROBRAS para facilitar sua venda (entrega). O PSDB é pior do que o PT em todos os fundamentos. Esta semana em Minas já se falou em aumentar a conta da CEMIG (a mais cara do Brasil) em 29,7%. O Governador de Minas (PSDB) disse que vai ajudar o Aécio em sua campanha, então tem que ter muiiiiiita grana.
Obs.: Na era FHC a gasolina subia quase que MENSALMENTE. Como não sou acionista da PETROBRAS, não quero ter que pagar no mínimo R$ 10,00 o litro do combustível, como querem os BARÕES. Tão preocupados com PETROBRAS nada não, tão é preocupados com suas ações. Se liga pessoal.

Anônimo disse...

As mentiras de Dilma começam por ela própria, que é a maior mentira já contada na história política brasileira. Para fincar de vez o PT no poder, Lula enganou milhares de brasileiros ao afirmar que ela seria uma grande administradora. A verdade é que Dilma é incompetente e não está preparada para governar o país.
Dilma mente. E mente muito. Mente sobre tudo. Sobre a situação da economia, sobre gastos com saúde e educação, sobre a Copa do Mundo e sobre suas reais intenções para com o Brasil.
Essa é a minha opinião. Abs.
Zé Tucano

Unknown disse...

Bom dia e boa semana Sakamori amigo:

Já estava me perguntando se esta semana não teríamos sua matéria dominical a fervilhar as discussões no twitter!
Esta semana as movimentações no Congresso serão fortíssimas com o Governo e seus aliados tentando ocuparem as funções que determinarão ou não a profundidade das investigações que se espera da CPI, do outro, a oposição representando o clamor social, tentando anular essa possibilidade e os incentivos consequentes do governo aos seus executores no Congresso!
SERÁ A LUTA DO INTERESSE PÚBLICO CONTRA A COMPRA DO EXECUTIVO !
Aliás, pratica esta muito usada nos últimos anos no Congresso !
Seja como for, só poderemos apurar com isenção esse episódio, se daquí de fora a sociedade pressionar !
Esse é o único recurso que as instituiçoes respeitam! OPINIÃO PÚBLICA!
Quanto a valorização de ações é sua praia, a minha de questionar a omissão da CAMARA DE VALORES MOBILIÁRIOS , a diversas ações em que pequenos investidores nacionais tem amealhado prejuízos, sem que esse órgão se manifeste ou puna as respectivas empresas lesivas!
Veremos pelo andar da carruagem, por exemplo, a justiça americana e sua bolsa de valores a corrigir desmandos que caberiam a nossa BM & V , e o pior, chamar as barras dos tribunais criminais, até nosso Presidente da República, por crime praticado contra seus pequenos investidores !
Isso é ultrajante! Uma vergonha internacional!
Assim tem sido os ultimos anos, com esse grupo de predadores que tomou o poder como santos!
Aproveito para também discorrer que a tão propalada atitude imbecil de se querer nacionalizar uma conquista mundial, e assim ser seu patrimônio, é uma vitória de pirro, aliás, uma ação lesiva contra o patrimônio nacional também, pois, como você migrar-se-a para operadoras internacionais como GOOGLE e outras, para não sofrerem pressões e censuras, e, quebrarão, as UOL, OI, e outras nacionais de seus usuários!
Como são competentes esse pessoal!
Finalizo com um pedido aos seus leitores!
NÃO DEIXE QUE SEUS INTERESSES PESSOAIS SOBREPUJEM OS INTERESSES MAIOES DESTA NAÇÃO !
Feliz Semana para todos e a proteção do céu !
Fiquem com Deus!
MARKITO DE SOUZA