quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Economia BR em frangalhos!

Um leitor deste blog reclamou que não escrevo mais matérias consistentes sobre os temas nacionais.  Ele, o leitor que reclamou no espaço de comentários, tem toda razão.  Continuarei a escrever neste espaço os meus pontos de vistas sobre os temas árduos, sim.  Temas que a mídia vende meia verdade, mas esconde a outra metade para a população.  Infelizmente, todos vão atrás, de agentes do governo, analistas do mercado, empresários e articulistas de renome. Não dão muita pelota para os meus artigos.  

Eu acompanho o mercado financeiro global, há anos!  Poucos analistas do mercado, tem visão que eu tenho.  Eu a tenho, não pela minha visão aguçada ou pela minha inteligência (sic).  Não, não sou excepcional.  Muito contrário, sou medíocre, no mundo de negócios.  Não sou R$ bilionário como muitos são.  Mas, eu tenho formação universitária.  Não sou acadêmico, mas sou da academia da vida.  

Milito, como cliente e ou operador do mercado desde 1971.  Já vi, quase tudo que aconteceu no mundo moderno.  Só não vi acontecer a crise financeira mundial de 1929 e a reunião da cúpula dos grandes em Bretton Woods em julho de 1944. Por coincidência nasci no mesmo mês e ano do ano do acordo que celebrou as Regras de Relações Comerciais e Financeiras entre os países.  O acordo vigora até hoje.  Pela vontade divina, estou ainda vivo, junto com as Regras.

Vem esses babacas, os analistas econômicos e os jornalistas de plantões nos Palácios do Planalto e Papuda, dizerem que a economia do Brasil está em caminhando sob controle.  Não, não está!  A economia brasileira está em frangalhos!  Não, não é de hoje que venho alertando sobre este momento que vivemos.  Venho produzindo matérias sobre o erro sistêmico da política econômica do governo Dilma, desde inauguração deste blog, isto é, desde fevereiro de 2012.  E adiantou alguma coisa?

As últimas notícias na economia são graves para o País.  Déficit comercial, a maior dos últimos 20 anos!  O endividamento bruto do governo, a maior dos últimos 20 anos!  A previsão de crescimento do PIB, divulgado pelo Banco Central, recuando a cada boletim.  A previsão de inflação para o ano de 2014, cada vez maior, a cada boletim.  Só falam de reserva cambial alto, mas não fala da dívida externa do País.  Eu nem sei como o Planalto consegue produzir tantas notícias espumas, para os plantonistas do Planalto reproduzirem!

A última notícia é sobre a reunião de cúpula entre Mercosul e União Européia.  A Dilma fala como se o acordo está prestes a ser celebrado, mas é tudo espuma.  Levou, ao contrário, o pito da União Européia sobre a renúncia fiscal R$ bilionários da Zona Franca de Manaus.  O que ficou acertado é uma reunião técnica entre os dois blocos para o mês de março.  Na minha opinião, o acordo se sair, não será em 2014, nem que a vaca tussa! 

A Bovespa, que se chama BMFBovespa, deu demonstração ontem, da fragilidade da economia brasileira.  Os papeis da Petrobras e Vale do Rio Doce caíram novamente.  O patrimônio medido pelas cotações dos seus papeis, a Petrobras vale menos do que a metade do que valia há 5 anos!  Metaaade!  A Vale tem o seu valor patrimonial, grosso modo, menos de 60% do que valia há 5 anos!  Isto não são reflexos do estado das companhias, elas sentem diretamente, na carne, o erro sistêmico da política econômica (sic) da Dilma.  E não vê perspectiva de melhora no curto prazo.

Adiantou eu falar sobre a situação traduzidos em números?  Adiantou eu demonstrar que 2 + 2 = 4?  Não, não adiantou.  Não adiantou, porque ninguém deu bola para este blogueiro mequetrefe!  Preferem acreditar no Estadão, na Folha, no Valor, no Exame, etc.  Mas, uma coisa é certa.  Vocês já perceberam que a mídia noticia fatos que já contei antes aqui neste blog?  Quando li a última Veja, dei risada, de satisfação, as notícias sobre JBS/Friboi que eu já tinha opinado e postado neste blog mequetrefe há mais de 1 mês!

Pelo amor de Deus! Parem de me chamar atenção de que eu não produzo matérias atualidade da economia e política brasileira!  Tudo que escrevi aqui, são 1.093 matérias, estão na mesma linha es ão sobre economia e política brasileira.  Normalmente, em posição mais radical do que a grande mídia e muitas vezes em posição antagônica. Não posso ficar batendo no mesmo teclado todos os dias.  Chega um dia que me cansa fazê-lo e cansa os leitores deste blog.  Vale sim, alguns pit stop para acalmar os nervos.  Não sou máquina, sou ser humano, também! 

Obrigado, amigos, pela paciência de me aguentar!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori




10 comentários:

Unknown disse...

Caro professor, somente a pouco tempo descobri o seu blog e desde então venho sempre cá fazer uma visita. Gosto da maneira como escreve, da forma lúcida como expõe o tema Brasil...principalmente no tocante a política e economia....Continue a nos brindar com os seus textos e não ligue para as críticas....Sempre haverá!!!!!!

Unknown disse...

E verdade, sempre haverá críticas, nao se abata por isso. O brasileiro crítica ate o incriticavel. Continue com a sua verdade, seu conhecimento e sua lealdade consigo mesmo, tenha um ótimo dia!

Unknown disse...

Confesso que não tenho todo esse conhecimento sobre economia entre outros temas, mais conto com pessoas como você, lúcido, esclarecido e dinâmico para entender um pouco sobre essa política desastrosa que há tempos coordena nosso país....

Cassiano Freitas disse...

Parabéns, mais uma vez, pela brilhante matéria publicada sobre a situação da economia brasileira. Sem nenhuma dúvida a situação da economia no Brasil não é nada boa. E como muito bem foi esclarecido, as perdas da Petrobrás e da Vale do Rio Doce são bons exemplo. E não é só isso. É a inflação que não cede, salvo com a elevação das taxas de juros, o déficit nas contas externas, crescimento pífio nos últimos anos, dentre vários outros sintomas. E isso poderá ter reflexos nas eleições para presidente da República deste ano. Aliás, a esse respeito, escrevi um artigo que o intitulei de "ECONOMIA EM DIFICULDADES PÕE EM RISCO A REELEIÇÃO DA PRESIDENTE DILMA." Se desejar conhecer a nossa opinião a respeito, acesse www.ideiasefatostucujus.blogspot.com.br

Carlos disse...

Sakamori (me permita chamá-lo assim), quanto à matéria acima, apesar de necessária para que nos ajude a perceber melhor sua ótica sobre o que ocorre no Brasil, creio que quem escreveu quer notícias similares às que encontramos no dia a dia, fruto do que o governo federal destila. Também pode ser visto, e espero estar errado, como uma forma de começar a promover descrédito às suas reportagens.
O tema nacional mais consistente no momento são exatamente os desmandos dos cleptocratas que não estão honrando os votos recebidos, e que estão levando nosso país a uma situação complicadíssima.
Suas matérias são extremamente consistentes.
Abaços

daniel disse...

Sr Sakamori, eu gostei das matérias diferentes que foram postadas aquí, fugindo um pouco da economia. Aquelas matérias nos fez relembrar que, apesar das críticas, o PT avança contra a Democracia no Brasil, Aquelas pessoas que em 64 diziam que lutavam pela Democracia hoje revelam ao mundo o que realmente eles queriam, ou seja: Ditadura(Dilma) Lula(roubo mesmo). As críticas e soluções que o Sr escreve, só serve para nós porque o governo está, propositalmente, destruindo a Nação Brasileira.
Então, de vez em quando é ótimo alertar sobre as reais intenções do governo atual para que no dia das eleições todos saibam o que estão fazendo e não aleguem estar enganados.

Anônimo disse...

Saka, parabéns pela inteligência e coragem de dizer o que os cidadãos lúcidos percebem sobre o nosso país: A economia, a saúde, a segurança, a educação, o transporte, etc... Tudo está em frangalhos no nosso Brasil, comandado por corruptos poderosos e impunes... E um povo que não se rebela contra isso, merece ser comandado por gente assim...
Ass.: Old Monster :)

Carlos disse...

Sr.Saka

Não imaginava que a nossa economia e a confiança internacional nela estivesse tão mal! Qual o interesse dessa louca bulgara em ocultar a sua incomPeTência? Ela não vê que está destruindo o Brasil? Reles psicopata!

Anônimo disse...

Na minha opniao, a economia brazuka e mundial estao numa condicao totalmente artificial e maquiada pela midia que trabalha junto dos donos desse mundo. Parabens ao senhor Saka pelo trabalho e que DEUS nos ajude!

Anônimo disse...

Professor, seus comentarios sao muito bem escritos e totalmente pertinentes. Parabens e continue com seu BLOG. Sabe quem nao gosta, quem esta mamando na teta do governo e vem aqui para confundir a opiniao publica, que ja notou que o PT e uma quadrilha de bandidos, assassinos e vagabundos. Parabens!!!