sábado, 15 de fevereiro de 2014

Não adianta por que?

Não adianta...
Não adianta é a frase que mais ouço.
Não adianta é expressão da descrença,
descrença de si próprio, não da situação.

Não adianta...
Não adianta tentar salvar doenças incuráveis.
Não adianta ter fé,
não adianta ter esperança.

Não adianta...
Não adianta gritar contra corruptos,
não adianta combater as mazelas sociais,
não adianta porque são coisas da alma da população.

Não adianta...
Não adianta combater a pobreza,
não adianta estender mãos,
não adianta oferecer apoios.

Não adianta...
Não adianta dizer não para o barba Lula,
não adianta dizer o mesmo para a Dilma sucessora.
Não adianta tentar mudar a situação.

Não adianta...
disse meu pai a minha mãe quando nasci.
De tão frágil de saúde que não tinha esperança de sobrevivência.
Não adiantou a desesperança, eu estou aqui.

Não adianta...
disse minha mãe ao meu pai,
quando quis dar educação, quando eles não podiam dar.
Não adiantou a desistência antes do tempo, eu estou aqui formado.

Não adianta...
disseram os nossos vizinhos, 
ver um paupérrimo, aventurar-se numa cidade grande estudar.
Não adiantou a descrença, eu estou professor da Universidade.

Não adianta...
disseram os colegas,
aventurar-se no mundo cão da vida empresarial.
Não adiantou a desmotivação, eu estou empresário.

Não adianta...
disseram os meus amigos de fé, 
ir contra regime militar que reinou duas décadas.
Não adiantou o desestímulo, cá estamos no regime democrático.

Não adianta, por que?
Por que não adianta?
Não adianta querer recuperar a dignidade do povo?
Sim, adianta tirar o País da mão destes canalhas.

Não adianta, por que?
Por que não adianta?
Não adianta lutar contra a quadrilha que rouba o país?
Sim, adianta lutar para tirá-los do poder.

Não adianta, por que?
Por que não adianta?
Não adianta combater a ganância e falta de escrúpulos?
Sim, adianta combater os que são indignos do povo.

Não adianta, porque?
Por que não adianta?
Não adianta restabelecer o futuro brilhante para o país?
Sim, adianta dar um sopro de esperança para o país que vivemos.

Não adianta, por que?
Por que não adianta?
Não adianta sonhar por um país digno de todos nós?
Sim, adianta sonhar com Brasil melhor!

Adianta sim...
Adianta sim, acreditar em você próprio...
Adianta sim, carregar sonhos para sua vida...
Adianta sim, arregaçar manga e ir para frente...
Adianta sim, ter um pouco de destemor...
Adianta sim, ter coragem de enfrentar novos desafios...
Adianta sim, quebrar preconceitos que há dentro de você...
Adianta sim, romper barreiras que você próprio as impôs...
Adianta sim, lutar contra mazelas do governo...
Adianta sim, lutar contra governantes corruptos...
Adianta sim, lutar para mudanças na política...
Adianta sim, lutar pelo Brasil melhor...
Adianta sim, (complete vocês mesmos os seus próprios desafios).

Em querendo, coloque os próprios "Adianta sim, ..." no espaço para comentários.  

Ossami Sakamori
@SakaSakamori

8 comentários:

daniel disse...

Bonito poema. Só não concordo com a parte da "ditadura militar". Eu era pequeno na época(estou com 52) mas, meus pais até hoje dizem que foi a melhor época da vida deles. Se hoje vivemos uma Democracia, prefiro àquela época.
Atualmente a população ordeira já está pedindo intervenção militar. Contudo, as FFAA estão quietas. Todos sabemos que só as FFAA darão jeito de acabar com o previsível caos no Brasil. Naquela época só foram prejudicados quem estava contra a Democracia. Atualmente, a imprensa; empresários; universidades; artistas; igrejas; atletas... não estão aparelhados com o PT? Contra a Democracia? Se as FFAA entram em ação, logicamente que quem destes vierem a praticar atos contrários à Democracia deverão ser punidos. Sei que o assunto é polêmico mas tem hora que um médico tem que decidir se corta uma perna gangrenada de um paciente para salvá-lo ou se deixa a perna e o paciente perde a vida.

Adriana Berg disse...

Belíssimo! Confesso que sou menos positiva do que deveria ser,mas fico muito feliz em ver que existe quem pense diferente, com fé e esperança num futuro melhor... Parabéns!

Die Lesung aus ubrals disse...

também ouço muito "não adianta"
eu agradeço a Deus por haver pessoas como ti.
não desanime, não desanimemos

JMENEZES disse...

Somente nós pessoas dígnas e conscientes, podemos entender aquilo q a maioria ñ consegue entender! Tmb confesso q ñ sou tao positivo aos fatos relevantes mas sem dúvida sou um cidadão brasileiro e como tal ainda acredito q Adianta sim... Adianta sim, acreditar em você próprio...

Rádetonando disse...

Adiantar-se à qualquer condição em que podemos promover mudanças, por nos vermos envolvidos em algo nosso, ou por outrem plantados, são escolhas. Interferir em qualquer horizonte sombrio, possibilitará lá adiante, colocarmos uma luz de esperança para guiar os que nos seguem. ADIANTA!

Rikardão Salvador disse...

#Concursopúblicoparapolíticos ??? Adianta sim, e não desisto; Proponho Concurso Público para Políticos, regular e periódico... & VOTO para demitirmos corruptos e ineficazes... #Concursopúblicoparapolítico http://rikardaosalvador.blogspot.com.br/ #aBRaxxxxx \o/

Unknown disse...

Realmente existem pessoas que so dizem essa palavra: "nao adianta", o que particularmente eu desconheço,nao gosto. Adianta sim, pois toda mudança, mesmo que sofrida, vale a pena. Muito bom esse texto, parabens!

Lucìlia disse...

Estou pessimista. Estou, não era. Minha vida estagnada por falta de coragem e medo de tomar decisões que a mudaria radicalmente. Talvez, seria a única chance de me sentir viva novamente. Também estou pessimista com meu país. Com essa violência, com a inversão de valores.
No meu intimo sei que adianta sim, lutar sempre pelo melhor,mas na minha fraqueza estou em uma fase de me perguntar se adianta? Acho que ando meio covarde. Abcs!