O gráfico acima se refere ao ano de 2021
O mercado financeiro internacional, no dia de ontem, 11 de maio, desabou, como nunca dantes visto nos últimos anos. Os índices Dow Jones e NASDAQ, índice da bolsa de Tóquio e de Hong Kong, acompanharam a queda, no dia ontem. O principal motivo, segundo analistas é a inflação dos Estados Unidos que disseminou ao redor do mundo. Ontem, dia 10, falamos da inflação do Brasil, que bateu recorde, mas a inflação do Brasil, embora um número explosivo, não é caso isolado entre as maiores economias do mundo.
A inflação dos países do primeiro mundo, está batendo na casa de 7% a 8%. Para países como Alemanha, França e Reino Unido, apresentar inflação nos níveis que chegou, é um catástrofe, diferente do Brasil que já viveu vários momentos de "inflação galopante". O reflexo da "inflação e baixo crescimento" é conhecido como "estagflação", isto é, estagnação somado à inflação. O resultado da estagflação reflete no mercado financeiro como todo. É o que estamos vendo.
O bloqueio do Swift bancário vai provocar reação em cadeia, prejudicando os clientes do sistema bancário mundial e em consequência o comércio mundial, não só dos russos. O bloqueio do Swift dos bancos russos, hoje, dia 28, poderá ser o início da maior crise financeira mundial, talvez, maior do que a crise financeira mundial, que iniciou com a quebra do Banco Lehman Brothers, em 2008. A frase foi dita por mim, no dia 28 de fevereiro último. Não quero com isto, demonstrar que eu tinha razão. Qualquer engraxate do Wall Street saberia descrever a situação que o mundo se encontra.
Não sabemos, até o momento, o tamanho do "buraco" que está se criando, mas ... certamente, levarão muitos "investidores especulativos" perderem grandes fortunas em poucos dias. E, a recuperação é lenta e gradual. O mercado financeiro é assim, só deveria entrar nela quem é do ramo para aplicar seus ativos financeiros. Assim mesmo, com cautela e muita sobriedade.
Pronto... o recado foi dado. Eu fiz a minha parte...
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário