terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Brasil voltará crescer!


Eleitos, ontem, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente, deputado Arthur Lira, PP/AL e senador Rodrigo Pacheco, DEM/MG, alinhados com o presidente da República, Jair Bolsonaro, as pautas econômicas do País devem destravar.   Até então, as pautas econômicas ficaram restritos à aprovação da Reforma da Previdência em 2019, encaminhada que estava na administração do presidente Michel Temer.   No ano de 2020, as pautas econômicas estruturantes como a reforma administrativa e reforma tributária ficaram no "escanteio".  
O presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda metade do mandato que termina em 2022, resolveu fazer uma parceria com o Congresso Nacional, influindo decisivamente na eleição do presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, escolhendo entre os pretendentes, o nome do senador Rodrigo Pacheco, DEM/MG, para presidir o Senado Federal.  Para a presidência da Câmara dos Deputados, escolheu o deputado Arthur Lira, PP/AL, o verdadeiro representante do conhecido centrão, um grupo de deputados pertencentes às siglas da direita.  
O alinhamento do Congresso Nacional aos projetos do Palácio do Planalto, sobretudo nas agendas das reformas estruturantes como a Administrativa e Tributária, vai trazer um novo alento à agenda de desenvolvimento econômico do País. Vamos apenas lembrar que o Brasil regrediu, em termos reais, cerca de 27,4% de 2015 a 2020.  Somente em 2020, o PIB do Brasil decresceu em 4,5%, segundo estimativa do Ministério da Economia.
O Brasil, ainda, se encontra no meio da pandemia Covid-19, com enorme restrição de atividades no comércio, na indústria e nos serviços.  A agricultura, vai bem, obrigado!  No entanto, apenas o agronegócio e o setor público, que representam grosso modo, 50% do PIB, não são suficientes para alavancar o crescimento econômico robusto e sustentável.
Há muitos desafios a vencer para que o Brasil volte a ser um dos players do mundo global.  No entanto, com o alinhamento do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional, traz um um fio de esperanças para retomada do crescimento econômico sustentável ao longo dos próximos anos.
Num momento deste, resta aos reles mortais como nós, brasileiros, desejar uma profícua e saudável gestão aos novos dirigentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.  Vamos torcer para dar certo!!!

Ossami Sakamori

Um comentário:

Renato Miranda disse...

Estou na torcida!!