sábado, 28 de julho de 2018

Pagamos pelo legado do PT!

Crédito da imagem: El País

A grande imprensa traz resultado da pesquisa sobre popularidade do governo Temer, que alcançou índice nunca dantes vistos para um presidente da República. Cerca de 83% das pessoas consideram o governo Temer entre péssimo e ruim. Em qualquer regime democrático, presidencialista ou parlamentarista, o mandatário já teria caído.  Acontece que o Congresso Nacional brasileiro, representante do povo, é mais que "bundão".  A única certeza que temos que a "ponte da esperança" do Temer virou numa "pinguela de desesperança".

No entanto, colocar toda culpa do fracasso do País na área econômica no governo Temer estaria cometendo injustiça.  Os sucessivos governos do PT, literalmente, afundou o País.  Desde 2015, o Brasil regrediu em termos absolutos cerca de 6% no PIB.  Se considerarmos PIB per capita o País teria regredido em cerca de 10%.  Ainda, em relação a média mundial desde 2015, o Brasil conseguiu a defasagem em cerca de 20%.  Isto mesmo! Nos últimos 3 anos e seis meses, o Brasil regrediu 20% em relação ao restante do mundo!

O tão comemorado expansão da economia dos 13 anos dos governos do PT não foi por acaso.  A política econômica implementado pelo então presidente do Banco Central Henrique Meirelles foi de expansão irresponsável da economia, baseada apenas e tão somente no consumo da massa da população. O povo foi estimulado ao consumo com política de "crédito consignado" e de "crédito fácil", acrescido com a baixa do dólar ou a valorização do real.  E deu no que deu. Criou-se, com os artifícios, a sensação do "poder de compra" para a "classe emergente", que hoje amarga o resultado da política econômica do PT. 

Qualquer bolha não aguenta muito tempo.  Refiro-me à bolha do consumo. Hoje, mais de 62 milhões de brasileiros, cerca de 40% da população adulta, encontra com "nome sujo" ou crédito "negativado". O número de desempregados alcançou recorde, cerca de 13 milhões.  Assim sendo, a pior depressão desde 1929, nominalmente acumulado de 7%, é apenas reflexo da falta de consumo devido a inadimplência e desemprego.  A falta de consumo leva o País à dificuldade da retomada de crescimento. O Brasil entrou num espiral de decrescente. O País entrou num círculo vicioso difícil de sair.  Henrique Meirelles até tentou, mas não conseguiu tirar o País da estagnação. 

Estamos na fase de definição dos candidatos à presidência da República e assistimos muitas promessas.  As promessas dos candidatos vão de intervenção nos diversos segmentos da sociedade à desregulamentação total da economia.  Falar é fácil. Difícil é colocar em prática o que promete.  A Constituição da República é a mesma desde 1988, onde o Congresso Nacional é que legisla. Qualquer inciativa do Poder Executivo terá que passar necessariamente pela aprovação do Congresso Nacional.  Certamente, os "salvadores da pátria", sem o apoio do Congresso Nacional encontrarão muita dificuldade para implementar as propostas "salvadoras da pátria".  Espero que o povo exerça o seu direito de voto motivado pela razão e não apenas pela emoção. 

Dito isso, culpo os sucessivos governos do PT, dos últimos 13 anos, como responsáveis por ter colocado o Brasil no "buraco profundo", difícil de sair dela sem os "novos sacrifícios" para a  já sofrida população. 

Enfim, pagamos pelo legado do PT!

Ossami Sakamori

5 comentários:

Oledir Silva disse...

Considerando as circunstâncias, o Temer ainda fez um bom governo, se não fosse a sabotagem do Janot e da Globo, que não permitiu a reforma da previdência, teria sido melhor. Absurdo seu governo ser avaliado pior que a Dilma, isso só demonstra a ignorância e o despreparo do eleitor brasileiro. Tivemos sorte ser Temer o vice presidente da Dilma...

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima do Sr.Oledir.
Tivemos sorte !

Anônimo disse...

Impressionante, apareceu um dos admiradores do Sr.Temer. Isto demonstrar a sabedoria e o preparo e qualificação dos Fidalgos da Sociedade Brasileira.
A Elite Brasileira eh muito Qualificada.

Anônimo disse...

Professor Sakamori,

Poderia no seu blog apoiar a ideia de todos o brasileiros de bem, começarem a usar permanentemente uma fita preta no braço, para explicitar nosso descontentamento com a maioria dos integrantes dos 3 Poderes.
Uma revolução silenciosa e barata que poderá demonstrar a nossa indignação com tanta roubalheira, corrupção desmedida, que chegou ao cúmulo do suportável.
Cidadãos sem voz poderão dizer de maneira bem visível que são contra toda essa patifaria

Anônimo disse...

Povinho bundão !!! Até para colocar uma fita preta no braço se caga de medo. Por isso político nada de braçada