Donald John Trump ou simplesmente Donald Trump, 78 anos, foi eleito, pelo voto popular, 45º presidente dos Estados Unidos da América, faltando tão somente a confirmação pelo colégio eleitoral, representados pelos delegado dos partidos, Democratas e Republicanos. Formalmente, a eleição americana para escolha do presidente da República é de forma indireta, os delegados que irão eleger o novo Presidente da República. A eleição de ontem, dia 5, terça-feira, foi para a escolha dos delegados dos partidos que irão ou não confirmar a eleição do Presidente da República.
O Partido Republicano nos Estados Unidos é considerado de "direita" e o Partido Democrata como de "esquerda". Guarda uma certa semelhança com os Partido Liberal e Partido dos Trabalhadores no Brasil. Única e importante diferença é que nos Estados Unidos, a troca de comando é feito desde a sua independência no dia 4 de julho de 1776, muito antes da independência do Brasil do reino de Portugal. Mundialmente conhecido é reconhecido como "democracia" mais longeva do planeta. Bem diferente do Brasil que há constante mudanças de regime e de forma do governo desde a sua independência.
Numa posição temerária, o Presidente Lula, declarou-se favorável à eleição da democrata Kamala Harris, atual vice-Presidente da República para o mandato de Presidente da República para novo período de 4 anos. Foi uma declaração infeliz de um Presidente da República, seja qual fosse a sua preferência pessoal. Isto vai trazer reflexo nas relações diplomáticas entre os dois países, felizmente, com pouca influência na área do comércio bilateral entre as duas maiores potências das Américas.
Independente das relações pessoais entre os presidentes, o Brasil e os Estados Unidos estarão sempre do mesmo lado, em matéria de economia, finança e de comércio. Politicamente, o presidente argentino, Javier Milei, oposto do Presidente brasileiro, esteve sempre ao lado do presidente eleito Donald Trump, comungando da mesma ideologia, a liberal.
Espero que o Presidente Lula num gesto de cortesia e de diplomacia, cumprimente, ao menos, protocolarmente, o Presidente Trump pela eleição vitoriosa nas primárias de ontem, terça-feira. Também, é necessário que o nosso Presidente saiba como pensa o Presidente eleito, americano, sobre as questões políticas, coincidentes ou divergentes.
A principal bandeira do Donald Trump foi: "America First", literalmente quer dizer que ele vai governar em primeiro lugar aos interesses do povo americano. Independe de "gostar" ou não da influência americana, os Estados Unidos são os parceiros número 1, na área comercial e financeira do Brasil e assim deve ser tratado com devido respeito.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário