sábado, 19 de dezembro de 2020

PT se une ao DEM para lançar candidato à presidência da Câmara


Uma estranha associação de políticos está sendo formalizada, a da bancada do PT e bancada do DEM, respectivamente, comandada pela deputada Gleisi Hoffmann, PT/PR e pelo deputado Rodrigo Maia, DEM/RJ, para disputa da presidência da Câmara dos Deputados.  O PT é hoje, maior partido da Câmara dos Deputados  composto de 54 deputados, que somados aos partidos da direita, DEM, comandada pelo Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados e tem chance de formar a maioria, 257 deputados dentre 513 deputados que compõe a Câmara dos Deputados.

Toda essa movimentação, é porque o STF votou pela não reeleição das presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.  Rodrigo Maia pretendia continuar comandando a Câmara dos Deputados, mas foi impedido pela decisão do Supremo.  Rodrigo Maia, DEM/RJ, está brigado com o presidente Jair Bolsonaro, politicamente, por isso, essa movimentação.  Maia quer apresentar chapa que fará oposição ao candidato do Palácio do Planalto, Arthur Lira, PP/AL .

Segundo informações da grande imprensa, a chapa do Rodrigo Maia conta com apoio do PDT, PSB e PCdoB, além do apoio do PT.  Rodrigo Maia pretende lançar o nome do deputado Baleia Rossi, MDB/SP para presidência da Câmara. A eleição ocorrerá no dia 1º de fevereiro do ano que vem.  Até lá, muita água vai correr debaixo da ponte.

Ossami Sakamori


A indicação de um pré-candidato para disputar a preferência com Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP), os favoritos de Maia, foi a condição para que o PT ingressasse na aliança — ao lado de outras siglas da esquerda, como PDT, PSB e PCdoB. “O que pesou para entrarmos no bloco de Maia foi o compromisso de defender a democracia, direitos civis e a independência do Legislativo”, disse Gleisi.

Nenhum comentário: