Ao que tudo parece irá acontecer, o novo diretor do Departamento da Polícia Federal deverá ser o delegado Anderson Gustavo Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, em substituição ao atual diretor geral do Departamento de Polícia Federal, Maurício Valeixo. Assim está movimentando o Palácio do Planalto, segundo a grande imprensa.
O delegado Maurício Valeixo, em férias, foi indicado pelo ministro da Justiça Sérgio Moro. A atribuição de indicação de qualquer funcionário público, inclusivo o diretor geral da Polícia Federal é do presidente da República. O presidente da República poderá acatar ou não um nome indicado pelo ministro da Justiça.
Uma eventual substituição do diretor geral da Polícia Federal pelo presidente da República, vem causando um certo desconforto entre o ministro Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro. No entanto, em regime presidencialista, a indicação de nomes para ocupar qualquer função pública, inclusive o de para o STF, o poder Judiciário, é de competência exclusiva do presidente da República. A confirmação do nome de algumas autoridades da República devem passar pela aprovação pelo Senado Federal, é o que deverá acontecer nos próximos dias, também, a aprovação ou não do novo nome do Procurador Geral da República do MPF.
Delegado Anderson Gustavo Torres deve ser o novo diretor geral da Polícia Federal.
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário