sábado, 23 de setembro de 2017

Por que não Valéria Monteiro para presidente da República?

Crédito da imagem: Globo

Valéria Monteiro quer ser candidato ao cargo de presidente da República. A notícia é a última novidade na corrida presidencial de 2018. Serei o penúltimo blog que comenta a notícia sobre a jornalista. A Valéria Monteiro já fez parte do quadro da poderosa Globo. O rosto é conhecido pelos brasileiros porque fez parte da bancada do Jornal Nacional nos idos anos 90. Valéria Monteiro, segundo Wikipedia, está com 52 anos e é mineira de Belo Horizonte. Lindona, ela é!

Muitos podem achar que é "brincadeira" da Valéria. Pois, eu não acho. Valéria Monteiro tem chance real de chegar à presidência da República. Por que não? O quadro da política brasileira com vistas à eleição presidencial de 2018 está um tanto nebuloso e desgastado antecipadamente. Os candidatos apresentados até aqui são velhas figuras "carimbadas" da política brasileira. 

O Brasil se encontra no "lamaçal de ladroagem", como eu disse na matéria anterior. Os candidatos auto-lançados até aqui, são velhas figuras que participaram da política e da administração pública ou no presente ou no passado. O próprio João Dória que se apresenta como "novo" na política, foi presidente da Embratur no "velho" governo José Sarney. O outro candidato que desponta nas pesquisas é o deputado federal Jair Bolsonaro, que ocupa o cargo desde 1991 e pouco produziu. 

Já afirmei em outras matérias de que qualquer cidadão com mínimo conhecimento de economia e que esteja disposto a dedicar sua parte da vida, o faria com "os pés nas costas". Brasil é um país pródigo em riquezas naturais, com vastas terras agriculturáveis e riquezas minerais inesgotáveis. Brasil é quinto em extensão territorial e em número de habitantes. Só mesmo a incompetência leva o País à bancarrota como está a fazer o governo Dilma/ Temer eleito em 2014. 

Não conheço Valéria Monteiro de perto e nem tive a curiosidade de "vasculhar" a sua vida profissional pregressa. Mas, no meio de tanto "lamaçal de ladroagem", porque não ter mais uma opção para o povo brasileiro escolher, dentre tantos, para confiar o destino de suas vidas. Diga-se de passagem, vidas tão sofridas, impostas pelos sucessivos governos incompetentes!

Por que não Valéria Monteiro para presidente da República?

Ossami Sakamori


10 comentários:

Unknown disse...

Caro professor, penso que pecamos em larga escala em não entender o funcionamento de nossa democracia. Temos Câmaras municipais, Assembleias Legislativas e o Congresso Nacional e Senado, onde todos tem democraticamente eleitos os REPRESENTANTES (que deveriam ser) da sociedade.

Acontece, que todo e qualquer projeto, mesmo as medidas provisórias e os decretos presidenciais passam pelo crivo destes pseudos representantes do povo. O problema é que nada é votado sem a famosa BARGANHA pois as excelências depois de eleitas e reeleitas precisam LUTAR (lutar muito) para angariar fundos para a próxima eleição.

Ou seja, presidente no Brasil é um cargo FIGURATIVO. Não importa quem seja o honesto ou desonesto que ali seja colocado, ele será VÍTIMA da fome destas figuras velhas e não se iludam, o modus operandi coopta os novos para os mesmos ideais nocivos ao Brasil...

Foquemos então em 1 º lugar a não REELEGER ninguém e evitar votar em entidades puxadoras de votos que estão em fim de carreira ou decadentes...

Magalhães disse...

Brasil de 35 partidos com 60 na espera pelo TSE demonstram que não há pensamentos uníssonos em prol do Brasil e seu povo.
Se não trocarmos os parlamentares velhacos 90% ainda assim essas laranjas podres podem apodrecer todas as caixas de laranjas.
Precisamos eleger os presidentes de todas as instituições de primeira linha nos três poderes, MP PGR AGU PF BB Petrobrás é etc.
Cobrar resultados e trocar os incompetentes e ou militantes partidários e células Sovietes.
Presidente tornou-se mais que um imperador por conta das negociatas entre picaretas e Alibabá.
Meu voto é para Osssami Sakamori.
Pense nisso Pai sei..!

Adailton Machado disse...

Valéria Monteiro, mineira, profissional de carreira bem sucedida, transmite uma sensação de representatividade do nosso sentimento atual quanto à política, fala bem! Pode ser uma boa opção para a política, mas... Presidente da República?

Como mineira, ela deve saber melhor do que eu que em Minas se vive uma crise de representatividade política tão grande quanto no cenário nacional. Como jornalista, ela deve saber que o verdadeiro problema da política são os partidos, sim, mas que se instrumentalizam por meio dos candidatos à Câmara Federal e Assembleias Estaduais, Por que não iniciar um movimento de renovação naquilo que os mais jovens hoje denominam "seu quadrado"?

Uma candidatura avulsa e paradigmática como essa, pode representar uma diferente opção para o exercício do sufrágio universal, para o bem ou para o mal.

Para ser um bom economista, é preciso conhecer o mercado. Para ser um bom advogado, é preciso conhecer a sistema jurídico. Para ser um bom jornalista, é preciso conhecer os fatos. Para ser um bom político, é preciso conhecer o sistema político.

Para uma verdadeira faxina política, precisamos de mudança gradual e sedimentada, principalmente no poder legislativo. Não precisamos de desventuras. Se a maioria popular tiver consciência de seu papel no âmbito local e exercitar sua cidadania dentro de tal consciência, a política nacional e o poder executivo (refém do legislativo) naturalmente serão corrigidos.

Quando mais buscarmos "um herói nacional", mais perto estaremos de encontrar mais um vilão social.

Um forte abraço ao sempre muito engajado e querido amigo, Ossami Sakamori, nosso mestre Saka!

Unknown disse...

Falamos sempre na renovação da política brasileira,porém quando alguém que não seja político profissional se candidata a um cargo no legislativo ou executivo não levamos a sério!
Porque não Valéria Monteiro?
Apenas aguardo o projeto de governo para avaliar sim.

Anônimo disse...

E ainda querem que acreditemos que temos um país sério.
Toppo Gigio teria mais competência, pois, no circo armado em Brasília só entra rato indicado ...

Daniel Camilo disse...

Então, exigimos seriedade na Política porém quando surge o nome do General Mourão, militar e conhecedor dos problemas brasileiros(seu cargo exige), as pessoas tem medo. Os políticos repudiam. E quando aparece nomes como: Valéria Monteiro, Luciano Hulk,...todos acham bacana. A eleição não é para programa de tv. É uma eleição Presidencial. Essas pessoas poderiam começar como Vereadores e depois com a experiência ir adiante. Não dá para comparar esses nomes com o do Donald Trump que disputou pela 1ª vez e ganhou a Presidência dos EUA. Colocar uma quantidade enorme de nomes sem representatividade para concorrer a eleição para Presidente da República só vai pulverizar os votos e acabar elegendo quem não merece.

Anônimo disse...

Ah, então elejamos o Zé das Couves... Se pessoas com experiência administrativa são tidos como "velhas figuras blá blá blá..." e prefere-se uma coroa Global que alguém acha bonitona, porque não elegermos o Zé das Couves? Zé da Couves vende suas hortaliças pelas ruas e é tido como pessoa honesta apesar de gostar de uma "branquinha" de vez em quando. Ainda que jamais tenha tido cargo público ou possua experiência alguma no gerenciamento da própria cozinha, votemos em Zé das Couves. Afinal, eu gosto dele e vocês também irão gostar!

Anônimo disse...

O Brasil já foi loteado e aguarda a oficilização para que os novos donos tomem posse. Aguardam o desmonte do resto que sobrou da antiga pátria dos brasileiros e a mudança da bandeira, hino, língua. Não é com suaves palavras e rostos bonitos que vamos sair dessa m.

Ivan Figueiredo disse...

Muita gente está verbalizando que vai votar NULO ou em BRANCO porque não confia mais nos políticos... Acho louvável da parte de qualquer brasileiro se lançar como candidata a Presidente, pois, tal ato configura uma ação de querer efetivamente contribuir mais que com o voto... Se tem chance, não importa, o importante é agir de forma propositiva, com determinação e coragem de lutar por um país melhor...
Exato, precisamos de atitudes e políticos que tenham PROGRAMA PARA UM PAÍS MELHOR e não um programa para apenas sua família ficar melhor...
Viva à atitude da Valéria Monteiro!!!

Anônimo disse...

Infelizmente, para o povo, a senhora SMARTMATIC já sabe, hoje, quem será o próximo presidente...
As cartas estão marcadas e o povo sem futuro.