O Copom - Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu no dia de ontem, dia 4, elevar a taxa básica de juros Selic para 5,25% ao ano, maior nível desde outubro de 2019, quando a taxa Selic estava em 5,5% ao ano. O Banco Central justificou a evolução da variante "delta" da Covid-19, que põe em risco a recuperação da economia global, além do aumento dos preços ao consumidor, IPCA, no Brasil e que tem revelado "persistente". Na minha opinião, tem pouco a ver com a variante "delta" da pandemia e muito mais em função da inflação que persiste em "ficar" em níveis não tão saudáveis para crescimento sadio e sustentável.
Por outro lado, a expectativa do mercado para o IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do País está em 6,79% ao ano. Há um ano, 17 de junho de 2020, a taxa Selic estava em 2,25% ao ano, chegando o "piso" de 2% ao ano, permanecendo neste patamar até 9 de dezembro de 2020. No dia 20 de janeiro de 2021, começou a escalada do aumento da taxa Selic, subindo a cada 45 dias, 0,75%. O último aumento de 1% ao ano, anunciado ontem, marca o ajustamento da taxa Selic à inflação que persiste em ficar, mais do que uma política monetária contracionista.
O aumento da taxa Selic, adotado pelo Banco Central tem dois objetivos principais, no meu entender. O primeiro objetivo é jogar balde de água fria no ritmo de aquecimento da economia verificado no último trimestre. O aumento do ritmo de aquecimento tem provocado inflação ao nível não tão desejado para crescimento sadio e sustentável do País. O Banco Central prevê inflação do ano de 2021 romper 7%, se não forem tomadas medidas restritivas. Outro objetivo do Banco Central é tentar conter o dólar nos níveis de R$ 5, com o real não tão depreciado. Outro objetivo da alta da taxa Selic alta, é atrai investidores especulativos para aplicar em títulos do Tesouro Nacional, facilitando a rolagem da dívida pública bruta do País que beira 100% do PIB - Produto Interno Bruto.
Banco Central executa a política monetária aumentando a taxa Selic para 5,25% aa
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário