Ouço dizer que o Brasil é país do futuro desde que me formei em engenharia, há 52 anos, pela Universidade Federal do Paraná. Meio século se passou e ainda escuto a mesma conversa, de que o Brasil está para ocupar posição de destaque no cenário mundial. Infelizmente, apesar de todas condições que nenhum país do mundo tem, o País está andando para trás desde 2015. São 5 anos de atraso! O atual presidente da República se esforça para tentar colocar o Brasil no centro do mundo. Infelizmente, o Brasil está no centro do mundo em aspectos negativos.
As imagens que seguem, por si só mostram que o Brasil tem potencial para ocupar, no mínimo, posição dentre 5 maiores PIB do mundo. O Brasil tem extensão territorial, tem vários biomas que podem produzir alimentos para o mundo todo. Sem contar com as jazidas minerárias imensuráveis, ainda para serem explorados. Condições o Brasil tem. Faltam, infelizmente, dirigentes políticos que nós conduzam ao desenvolvimento sustentável. O País terá que sair da posição de "pedinte" do mundo.
Pois as imagens acima é a cobiça do mundo. Gostariam os países do primeiro mundo ter o território como o do Brasil. São as "dores de cotovelos" dos países da União Europeia, que no pretérito passado devastaram seus próprios territórios. Esse motivo é porque o presidente Macron da França quer intervenção na Amazônia, para preservar o oxigênio do planeta Terra. O Brasil não tem a obrigação de seguir nenhum ensinamento dos países do primeiro mundo. São eles é que tem necessidade de substituir geração de energia termonuclear. Enquanto a maior parte da energia gerado no Brasil é hidráulica, que vem da natureza.
Fico triste, ao mesmo tempo, que os nossos dirigentes políticos se engalfinharem-se para defender os interesses próprios, sem se importar com o desenvolvimento do País. Já estou com 76 anos. Não tenho mais tempo de ficar esperando que o Brasil ocupe posição de vanguarda do mundo para a próxima geração, porque as condições para tanto, nós temos sobejamente.
O Brasil não é país do futuro. O Brasil é país do presente!
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário