sábado, 10 de maio de 2014

Promessas de Campanha

Por Raphael Werneck



Programas de Governo ou Promessas Eleitoreiras ?

Os dicionários da língua portuguesa definem promessa como o”Compromisso de fazer, dar ou dizer alguma coisa”.

Quando se fala em promessa, vem logo ànossa mente a idéia de  um juramento. Essa idéia ganha mais força, ainda, quando aquele que prometelevanta a mão espalmada  e diz : Eu prometo!!

Em época de eleições,os candidatos ao cargo eletivo de maior representatividade , comoé o caso disputa para a presidência da república , apresentam em seus discursos seus Programas de Governo ou as suas Promessas de Campanha.

Até que ponto essas promessas devem ser levadas a sério? Serão elas cumpridasou serão apenas promessas eleitoreiras , assim entendidas as que foram  feitas com o objetivo de  angariar votos e esquecidas após as eleições?

Fazendo um levantamento das 5 últimas eleições, ou seja, das que elegeram Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998, Luís Inácio Lula da Silva em 2002e 2006 e Dilma Rousseff em 2010 podemos verificar que todos, sem exceção, em suas campanhas prometeram fazer isso ou aquilo e essas promessas mal saíram do papel, isso quando saíram.

Analisando as promessas desses candidatos, constatamos, segundo levantamento de diversos sites de economia,quetanto FHC como  Lula nas duas eleições que concorreram e ganharam,fizeram promessas eleitoreiras, ou  seja  promessas que não cumpriram.

Entre as feitas por FHCtemos a relativa à realização de uma reforma fiscal, que aumentaria a receita e diminuiria o número de impostos.  Cumpriu? Não. A carga tributária brasileira seguiu crescendo. E ao brasileiro continuou restando uma parte pequenado salário.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) , o Brasiltem 63 impostos e os brasileiros  trabalham 5 meses só para pagar imposto.

JáLula criou o Programa Minha Casa, Minha Vida, que previa a construção de 1 milhão de habitações a um custo de R$ 47 bilhões, segundo balanço feito, tinha até dezembro/2009 apenas 1.221 casas construídas e só 367 mil casas foram contratadas até 26 de março de 2010, o que representa apenas 35% da meta.

Além disso, ele prometeu a Reforma Tributária e Política em 2002, a Transposição Rio São Francisco para2010 e  a auto-suficiência de Combustível.  Nada disso foi cumprido. Foram falsas promessas.

E a Dilma?

A atual presidente, segundo site de José Agripino do Partido dos Democratas(DEM),  em sua campanha, prometeu e não cumpriu no que se refere às  áreas da:

a) saúde:a construção de  500 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e oito mil Unidades Básicas de Saúde (UBS). O governo diz ter entregue nesses três anos 173 UPAs, sendo que em 2013 o ritmo foi lento, com apenas 29 unidades entrando em funcionamento. Para cumprir sua meta, a presidente terá de fazer em 2014 11 vezes mais unidades que no ano passado;

b)educação, a  não criação das  6 mil creches e pré-escolas;

c)habitação, na qual ela prometeu 2 milhões de casas para o Programa Minha Casa e Minha Vida e não entregou essa quantidade. E as que entregou são imóveis de péssima qualidade, como foi visto e constatado nos do Condomínio Campo Verde em Vitória da Conquista(BA) que depois de 3 meses já apresentavam rachaduras por terem sido construídos em área de alagamento aterrada; e

d) contas públicas em que prometeu transparência e não cumpriu como comprovam o uso indevidos dos Cartões Corporativos .

Como vocês podem ver pelas promessas relatadas acima, Nunca Antes um Governo como o PT prometeu tanto e não cumpriu.

E agora? O que esperar das promessas que serão feitas?

Os brasileiros, a meu ver, devem analisar de formaisenta de qualquer partidarismo as propostas de campanha da candidata a reeleição  e as dos candidatos opositores .

Nessa análise, os brasileiros deverão também levarem  conta    o que os partidos desses candidatos, bem como os  de seus aliados, fizeram pelo Brasil  e o que eles podem oferecer para que o nosso País  possa ser conhecido não como um dos países de maior violência urbana e sim como aquele que erradicouo analfabetismo e  elevou o nível de  seu sistema de saúde pública.

Folcloricamente, dizem queo ato de cruzar os dedos significa que se está  prometendo algo falsamente.

É isso que você quer? Como diz Confúcio: “Verifica se o que prometes é justo e possível, pois promessa é dívida."


Raphael Werneck

@werneck_raphael




3 comentários:

Cassiano Freitas disse...

Parabéns. A essas alturas dos acontecimentos não poderia haver melhor assunto para ser abordado aqui. Tema de extrema relevância, já que estamos em ano de eleições e precisamos ficar mais uma vez atentos às promessas que são feitas a cada pleito. Até por um dever de consciência, devemos ficar alertas para sabermos quais os candidatos que estão levando a sério as promessas formuladas no período das eleições. Vamos cobrar dos eleitos os compromissos assumidos. Promessa é compromisso.

Anônimo disse...

Sonhar é o alimento do brasileiro.
Tomara que o Brasil ganhe a a Copa do Mundo e sejamos coroados(novamente) como campeões mundiais da burrice,apesar de todo o proselitismo de bla,bla,bla...
Vamos continuar votando com as URNAS ELETRONICAS,esperando ganhar uma loteria,a cada eleitor.Vamos continuar sonhando(temos outra opção?).Feliz de quem pode ir embora daqui...

Vale tudo? disse...

Exatamente como disse- promessas eleitoreiras! Sabemos disto e continuamos a votar erradamente ... Haja vista o número de processos pesando sobre deputados e senadores, a corrupção grassando, a Justiça fazendo ouvidos de mercador... 50 andorinhas não farão o verão em um país de 200 milhões de habitantes...