terça-feira, 5 de setembro de 2017

O rato comeu o queijo do País!


A notícia bomba de ontem foi a revelação pelo Procurador Geral da República de que havia, dentre várias, uma gravação sobre o assunto ainda não revelado pelos delatores colaborativos irmãos Batista. Segundo o Procurador, o documento foi entregue na última quinta-feira na Procuradoria Geral da República. O Procurador Rodrigo Janot disse na coletiva à imprensa de que dentre o material entregue pelos irmãos delatores, uma conversa de 4 horas gravada, havia trechos não republicanas que envolvia além do nome de um deputado e de um ex-Procurador Federal, os nomes de ministros do STF. 

Pois o País está desse jeito!  Centenas de deputados e senadores fazem parte da lista de delações colaborativas do "corruptor ativo" Marcelo Odebrecht e tantos outros empreiteiros do esquema Lava Jato.  Novos nomes estão avolumando cada vez mais a lista dos envolvidos com mais esta lista entregue pelos irmãos Batista sobre "corrupção" no esquema BNDES. Tem mais listas que virão ao público com a quebra de "caixa presta" do BNDES. 

Da lista dos irmãos Batista das empresas J&F e JBS, constam também, o nome do presidente da República Michel Temer. O presidente da República é acusado de "corrupção passiva" e "obstrução da justiça". A imprensa também revela a existência de uma conta "off shore", cujo beneficiário seria do próprio presidente Temer. Segundo a imprensa, o ministro Edson Fachin deve entregar o segundo pedido de abertura do inquérito contra presidente Temer à Câmara dos Deputados, já na próxima semana. 

A última gravação, aquela revelada ontem pelo Procurador Geral da República, estaria constando nomes dos ministros da mais alta Corte do País. Isto é a novidade. Se confirmada uma eventual participação de qualquer ministro do STF, o assunto se torna bombástico!

Há poucos anos atrás, houve lançamento do livro "O rato roeu o queijo do Rei" do escritor Rubem Alves. Já dizia o Rubem Alves no seu livro: "Aconteceu, entretanto, que, além do rei e do povo, havia outros seres no reino que também gostavam de queijo: os ratos. Atraídos pelo cheiro que saía do palácio, mudaram-se para lá aos milhares e passaram, imediatamente, a banquetear-se com os queijos reais. Os ratos comiam e se multiplicavam. Tomaram todos os lugares: armários, gavetas, canastras, camas, sofás, cozinha, cofres e até mesmo a barba do rei. O palácio passou a ser morada de ratos".

Pois, os palácio dos três poderes da República viraram tal qual o "queijo" do Rubem Alves, virou a morada dos "ratos da República". O Palácio do Planalto, o Palácio Jaburu, o Palácio do STF, os edifícios do Congresso Nacional viraram o "queijo do Rei", a morada dos ratos. Os Palácios dos três poderes da República viraram um verdadeiro "queijo do Rei". Não há no momento, um Rei com probidade para acabar com os "ratos". O próprio Rei, junto com os ratos, se encarrega de comer o "queijo" do País. A degustação do queijo às altas horas da noite, no porão do Palácio deve ser mais saboroso.  

Que me perdoe o esritor Rubem Alves, mas vou usar o título desta matéria, em alusão ao título do seu livro: "O rato comeu o queijo do País".

Ossami Sakamori


7 comentários:

Unknown disse...

Sinto muito professor, as ratazanas a qual se refere não tomaram só os palácios e os andares de cima da lei. Estão em todos os níveis da administração pública.

Existem várias maneiras de se comer um queijo. Hoje até maneiras honestas pairam em candidatos a roerem o queijo gigante chamado Brasil...

Unknown disse...

Prefiro chamar ladrões de ladrões. O governo está infestado, vai ser difícil escapar alguém. Pouca vergonha brasileira. Será que vai ter saída ? Tem que limpar esses poderes, rua e prisão para eles. A LEI É PARA TODOS, ATÉ PARA PROCURADOR.

Eli Reis disse...

Eu imagino que na época de Rui Barbosa, por maiores que tenham sido os motivos que lhe tenham dado para escrever seu famoso:

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Rui Barbosa

Não seriam tão motivadores como o que se vê agora em nosso País.

Um País que se tornou o império da mentira, da corrupção, da roubalheira escancarada e das negociatas à vista de qualquer um.

Não se tem mais vergonha, moral, escrúpulos, e, nem medida.
Tudo pode, tudo!

Um envolvido presidindo a República, outro, condenado, querendo voltar a presidir. Uma que presidiu, anda livre, leve e "faceiramente" solta custeada por nossos bolsos.

Uma enorme "bandidada" envolvida em todo tido de roubalheira, fica lá em Brasília, montando esquemas de proteção aos integrantes das quadrilhas organizadas que estão, já estiveram ou querem voltar a estar envolvidos nos comandos da Nação.

Interesse do povo, da população em geral e dos eleitores, mesmo que é bom, nenhum.

Pobre Brasil, dos brasileiros que trabalham e sustentam os integrantes das quadrilhas governantes organizadas.

Kaka disse...

Muitos ratos, muito queijo e poucos flautistas para atrairem os ratos para longe, já que a fabrica de queijo não para de funcionar.

daniel camilo disse...

O duro de tudo isso foi Rodrigo Janot divulgar as delações dos "Joesleys" e agora anunciar que o ato de gravar as autoridades foram antes combinadas com procuradores e autoridades. As delações podem ser invalidadas ou as provas persistirem mas as regalias para os Joesleys desfeitas. Que rolo! Parece briga de casais que se ama: brigam até ficarem velhinhos.

Anônimo disse...

A corrupção tomou conta da administração mais alta, cooptando magistrados, senadores, deputados, enfim, qualquer um que queira se opor à situação. Calaram a boca dos ministros militares e fecharam todas as portas da transparência. A saída é dolorosa, mas necessária e não será com palavras adocicadas, infelizmente.

Anônimo disse...

Seu Saka,

Agora este texto da sua pessoa pôde ser alcançado até por um zé oreia que nem eu. Rato é um bicho que tem demais por aqui. Os que usam paletó e gravata nóis manda pra Brasília. Lá eles enchem os bolsos e fazem tudo contra quem para lá os enviou.
SE ELEIÇÃO MUDASSE ALGUMA COISA SERIA PROIBIDA. NÃO ADIANTA FALAR QUE É PARA VOTAR DIREITO QUE ISSO É PAPO DE QUEM TÁ MAMANDO NA TETA.
POR QUE O TIO SAM NÃO LEVA ESSA FRAUDE QUE É A URNA ELETRÔNICA?


INTERVENÇÃO MILITAR JÁ


O POLÍTICO QUE ANDOU NA LINHA O TREM PASSOU POR CIMA

FUI

QUEM ME CONTESTAR EM ENFIO A PORRADA