terça-feira, 23 de maio de 2017

O fim do governo Temer.


A permanência do presidente Michel Temer ficou insustentável após a revelação das gravações feito pelo empresário estelionatário Joesley Batista, o "fanfarrão". Presidente Temer não encontrou justificativa convincente sobre o encontro com o Joesley Batista, realizado às altas horas da noite, no porão do Palácio Jaburu, residência oficial. 

A defesa do presidente Temer, inicialmente, quis invalidar a gravação, sem contestar o conteúdo nada republicano havido entre ambos, no mês de março.  Na tarde de ontem, os advogados de defesa do Michel Temer, recuaram ao pedido inicial de suspensão da investigação autorizada pelo ministro Edson Fachin, prevendo a negativa do pedido pelo pleno do STF.  Foi um recuo tático do Temer investigado.

Presidente Temer quer a todo custo demonstrar que ele tem o controle sobre a base aliada, convocando-a para atividades normais no Congresso Nacional nesta semana, à partir de hoje. Duvido que a base aliada obedeça cegamente ao pedido do Michel Temer. Os partidos de oposição já anunciaram "obstrução" à qualquer iniciativa de votação dos projetos do Palácio do Planalto. 

Os principais partidos aliados do presidente Temer, pelo menos em público, anunciam apoio ao Temer. Mas, nos bastidores, esperam que o TSE na reunião convocada para dia 6/6 venha cassar a chapa Dilma/ Temer, para não agravar ainda mais a crise de governabilidade. Os partidos aliados, no meu ver, apesar parecer atitude aparentemente "em cima do muro", estão conduzindo o processo de sucessão, com muita cautela. Todo e qualquer congressista estão de olho nas próprias reeleição em 2018. 

Na área econômica, o mercado internacional está demonstrando "exaustão" à crise que iniciou com a eleição da Dilma Rousseff para o segundo mandato. As agências de classificação de riscos, estão rebaixando as notas de crédito do Brasil e das principais empresas brasileiras, após a crise Temer. O mercado está na posição de "vendedor" do que de "comprador".  Nos primeiros dias da crise Temer, o mercado acionário brasileiro já perdeu o seu "valor do mercado" cerca de R$ 220 bilhões, correspondente aos valores negociados na BMF/Bovespa.

A crise política e financeira que se instalou no Brasil só vai mudar com a renúncia ou afastamento do presidente Temer e ter um nome capaz que conduza o país durante o período tampão, isto é, até 31 de dezembro de 2018.  Vamos deixar claro, também, que a possibilidade de volta do ex-presidente Lula, via eleição indireta, é nula. 

Ossami Sakamori


5 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, prof. Sakamori e seguidores dêsse conceituado blog.
Enquanto as artimanhas das urnas podres existirem a volta do salvador de 9 dedos (salvador dêle mesmo) é quase certa, para tristeza dos raros brasileiros honestos que aqui vivem. Não vejo futuro para um país que nasceu aleijado .

Eli Reis disse...

Lula hoje teve que aceitar indiretas, no caso de Temer sair, é que está fora de 2018, depois que foi lançada ação do Sítio de Atibaia.
Bom para o Brasil!

daniel camilo disse...

Concordo. Temer quis desviar o foco das denúncias induzindo o povo a refletir apenas no áudio mas tem evidências mais contundentes que o áudio, por ex: a mala de dinheiro entregue ao laranja dele. E o por quê Temer teve que aguentar uma conversa por mais de 03hs com um "fanfarrão", como ele mesmo classificou o empresário? Então, o fora Temer não quer dizer o volta Lula. Queremos os dois fora e de volta ao Brasil o Patriotismo.

joao trindade disse...

Se esse corvo sair tem uma dúzia de outros traidores da Pátria doidos para tomar seu lugar nessa árvore que um dia quis ser país sério e não conseguirá, pois os frutos são podres.

Anônimo disse...

O país foi tomado de assalto por falsos patriotas e não existe mais (se é que algum dia existiu).
Somos nau de madeira podre, sem leme e sem velas, com destino certo (fundo do oceano).
Enquanto países de primeiro mundo têm políticos centrados em problemas de seu povo, aqui, os bandidos rodiziam cadeiras, em benefício de si mesmos, tal qual abutres.
Nos EUA é comum o cidadão ter uma bandeira de seus país hasteada na frente de sua casa, porque tem orgulho do país.
Aqui, temos (única bandeira do mundo, com dizeres) uma frase que nos envergonha (ORDEM E PROGRESSO). Dá para se orgulhar disso?