Poluição no Brasil : Observatório Copernicus
Na continuidade da seca no Brasil, traz junto com ela, a poluição da atmosfera, devido ao período prolongado de secas e agravado com as queimadas na região, que abrange quase todo o território brasileiro, com exceção da região sul, que ao contrário das demais regiões, é atingido outro fenômeno conhecido como La Niña, provocado pelo aquecimento do Oceano Pacífico.
A imagem do topo é do Observatório Copernicus, cujo Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa planeta e do seu ambiente em benefício para cidadãos europeus. As observações são feitas por satélites e dados colhidos in situ pelos órgãos do próprio Observatório. Infelizmente, o Brasil corre atrás do prejuízo, com observações via satélite do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, sem devida interpretação dos dados pelos órgãos ligados ao clima como o Ministério do Meio Ambiente e órgãos subordinados a ele, como IBAMA e ICMBIO.
Felizmente, os órgãos de pesquisas ambientais dos países do Primeiro Mundo, fornecem dados sobre os fenômenos climáticos que influenciam sobremaneira no continente sul-americano, entre os quais o Brasil. O fenômeno da poluição do meio ambiente, é devido sobretudo às queimadas decorrentes do fenômeno El Niño, que tem provocado período prolongado de secas no País. Em unanimidade, os órgãos ambientais independentes atuantes no País vem alertando o Governo sobre o fenômeno atípico de secas, desde março deste ano, sem que o Governo federal tenha tomado alguma medida preventiva para o fenômeno atual.
No meio de imenso problema para o meio ambiente, sobretudo ao setor produtivo agropecuário, os órgãos do meio ambiente, liderado pelo Ministério do Meio Ambiente, vem ao público, anunciar medidas pontuais e paliativas, como "acompanhar" o fogo se alastrando nos biomas Amazônica, pantanal, cerrado e agreste nordestino. A ministra Marina Silva do Meio Ambiente, acompanha do seu gabinete, com ar condicionado, o fogo se alastrando em todo o País.
Senhora, ministra Marina Silva, o Instituto Copernicus da União Europeia, está indicando outro dado alarmante, o decorrente das queimadas desenfreadas devido à seca prolongada, a "poluição da atmosfera" que, certamente, vai influir diretamente na saúde da população brasileira. Com certeza, embora o Presidente Lula defenda o "meio ambiente" como prioridade do Governo perante o Primeiro mundo, o resultado da poluição do ar, "debaixo do seu nariz" não servirá como exemplo para nenhum país do planeta, muito menos para os do Primeiro mundo.
Falta ao Brasil fazer o seu próprio dever de casa para ter condição de "dar lição" aos países do Primeiro mundo, penso eu. Presidente Lula, aplica a já conhecida frase dos espertos: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário