Nem é preciso dizer que o petróleo é fonte de uma grande parte da energia produzida no planeta, junto com o carvão de pedra, energia nuclear, hidráulica e outras formas de geração de energia. As principais economias do mundo, os Estados Unidos e a União Europeia, os maiores consumidores de energia, procuram fontes alternativas, para ficar menos dependentes do petróleo. Isto pode durar algumas décadas para levar ao efeito. Então, o mundo global de hoje depende do petróleo. Depende do petróleo, quase tanto quanto a água doce no planeta.
Até ontem, a Arábia Saudita, o principal produtor de petróleo do mundo, junto com os países do golfo pérsico, mantinha-se à margem da guerra Ucrânia x Rússia. A Arábia Saudita tem reserva estimada em mais de 350 bilhões de barris do petróleo, do tipo leve, denominado tipo Brent, volume suficiente para atender o consumo do Brasil por 100 anos seguidos, para se ideia do volume. Parece que o gigante da área de petróleo, não quer instabilidade econômica no mundo global, por interesse próprio. E tomou atitude...
Desde ontem, a Arábia Saudita, entrou no mercado ofertando o petróleo para a União Europeia, que está a fazer boicote contra Rússia, suspendendo a compra de petróleo e derivados da Rússia. E, entraria no mercado livre de petróleo apreciando o preço internacional, que já é alto. Se não houvesse a oferta de petróleo no mercado, em substituição ao petróleo da Rússia, o preço do petróleo iria à estratosfera! Com intervenção da Rússia no mercado, o preço de petróleo deve estabilizar nos atuais níveis com viés para menos.
Esta notícia boa é para o mercado consumidor, o povo brasileiro, que apesar de ter em mãos a maior reserva de petróleo "pré sal" do mundo, o preço do combustível na "bomba" segue o preço "paridade" (equivalente) ao do mercado internacional. Mercado mundial de petróleo se estabilizando, não terá mais motivo para a Petrobras, companhia de capital aberto, fazer o aumento dos combustíveis na "bomba". Ainda, assim, a Petrobras trabalharia com margem de lucro fabuloso, muito acima do dobro do valor dispendido em custo de produção.
Arábia Saudita estabiliza o preço do petróleo!
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário