terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Em 2020, o Brasil deverá ter crescimento entre 3% a 3,5%


O ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê que o País deve crescer 2,4% em 2020.  A Zaina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, um pouco mais conservadora, prevê crescimento econômico para o próximo ano em 2,3%. O presidente do Banco Central, Campos Neto, é reticente, não faz previsão para o ano de 2020, como é do seu costume em não opinar sobre previsão do futuro.  Campos Neto é responsável pela política monetária do Brasil ao lado do Paulo Guedes que é responsável pela política econômica.  A sintonia de pensamento entre ambos, o Paulo Guedes e Campos Neto, parece ser o segredo da retomada do crescimento econômico, previsto para este ano em 1,2%.

Em 2013, neste blog, critiquei a política econômica desastrada da presidente Dilma Rousseff, ainda no meio da euforia da falsa "sensação de bem estar" da população.  Critiquei duramente o subsídio de energia elétrica promovido por aquele governo, embora tenha ido na contra mão da maioria dos articulistas econômicos. A história mostrou que a minha tese estava correta.  Bem, o que ocorreu depois, os que acompanham este blog sabem muito bem.  Deu no que deu.  Em 2015, o País entrou em depressão, a maior dos últimos 100 anos!  

O País mostra algumas evidências de que o ano de 2020, deverá ter um crescimento econômico, acima das previsões dos melhores articulistas econômicos.  A venda de Natal, prevista em crescimento de 10% em relação ao Natal passado, é uma evidência palpável de que a população voltou às compras.   Embora, o dólar às alturas, acima de R$ 4,00, a inflação anda comportada nos níveis ao redor de 4%, já há alguns meses.  A criação de emprego, embora sazonal, no mês de novembro alcançou 99,2 mil, o que anualizado dá próximo de 1 milhão.  Isto parece a retomada palpável do crescimento econômico do País.  

Todos indicadores econômicos mostram crescimento sólido e robusto, sobretudo no presente semestre, o que indica que o crescimento do ano de 2020, deverá estar bem acima das previsões dos "notáveis" analistas econômicos.  Em 2020, o Brasil deverá ter crescimento entre 3% a 3,5%. Podem apostar na minha previsão!  Mais uma vez, se sairão vencedores!  

Ossami Sakamori

Nenhum comentário: