sábado, 23 de novembro de 2019

2019, o melhor Natal dos últimos 5 anos!


Nas matérias anteriores, falei da "política econômica" e "política monetária" implementadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes e pelo presidente do Banco Central, Campos Neto.  Ambas políticas movendo-se no mesmo sentido, sem a prevalência de um sobre o outro.  Ambos, antes de ocuparem suas posições no governo, foram gestores financeiros, com larga experiência e estão colocando a economia do País nos eixos.  

Sobremaneira, após a aprovação da reforma da previdência na Câmara dos Deputados e rebaixamento da taxa de juros Selic, a menor dos últimos 20 anos, os investidores do setor produtivo, os empresários, o mercado financeiro  e a própria população parecem acreditar na consistência da política econômica e monetária do governo Jair Bolsonaro. Polêmicas à parte, como as "queimadas", os "desmatamento", as "criminalidade" e a polêmica liberação da "condenação em segunda instância", o Brasil vai retomando o seu curso natural de desenvolvimento sustentável no tempo.  Chega de voos de galinha!

As últimas notícias sobre indicadores econômicos como a criação de empregos formais, a inflação comportada no patamar menor que 4% ao ano, o crescimento do PIB trimestral móvel indicando crescimento de 2019 em torno de 1% e a taxa de juros Selic em 5% com viés de baixa, apontam crescimento do PIB em 2020, entre 2% a 3,5%. Embora, número tímido, os números indicam a saída definitiva da pior "depressão" dos últimos 100 anos. 

Certamente, o povo brasileiro vai ter o melhor Natal dos últimos 5 anos!

Ossami Sakamori

Um comentário:

Daniel Camilo disse...

Bom dia à todos(as). Prof Sakamori, suas análises são coerentes e isentas de paixões políticas. Parabéns, pois precisamos de analistas econômicos que elogiem mas que, também, aponte os erros mostrando uma possível solução; como o sr brilhantemente sempre fez desde que acompanho seu Blog(e já fazem vários anos). Mais uma vez Parabéns e obrigado.