terça-feira, 8 de abril de 2014

Inflação do bolso está em 14% ao ano!

A expectativa de inflação oficial, IPCA, medido pelo IBGE é de 6,5%, para o ano de 2014, segundo Banco Central.  O povo brasileiro deve estar estranhando o número apresentado, insistentemente através da mídia.  A inflação do bolso, como eu denomino, está em torno de 14%, demonstrados pelos diversos indicadores da economia.  Vamos conferir. 


Nesta segunda-feira, dia 7, a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou aumento de 14,24% para Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), 17,23% para Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e ainda 11,16% para Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat).


Pronto, a média está acima de 14%, curiosamente o mesmo índice de inflação de bolso, estimado por mim.  A esta altura, não sei se rio ou choro.  

Dou risada porque o índice de inflação medido pelo governo, via IBGE, é um índice manipulado.  O índice é manipulado, porque neste índice, entra os preços administrados como, o de combustíveis, tarifa de metropolitanos, etc.  O índice de reajuste das contas de luz deve refletir nos próximos 2 meses. 

 Fonte: Diário de Pernambuco
Choro porque a inflação do bolso está em torno de 14%.  O próprio governo, pelos reajustes concedidos no setor de energia elétrica está reconhecendo que a inflação real é maior do que o índice oficial, IPCA do IBGE.  Outro indício de que a inflação está flagrantemente acima do índice oficial é o pagamento de juros pelo Tesouro Nacional para rolagem das suas dívidas.  O mercado está a exigir taxas muito superiores à taxa Selic de 11%.  

Nem vou alongar mais com argumentos, para não dar nó na cabeça dos meus leitores.  Mas, uma coisa é certa, não há nenhum fator positivo que dê sinal de baixa no índice de inflação nos próximos meses.  Na véspera de eleições, Dilma ou Lula tentando eleger-se para mais um mandato, não tomará nenhuma medida impopular, que a situação exige.


Sim, a inflação de bolso está em 14% ao ano!  Vamos eleger Lula ou Dima, mais uma vez? Vocês decidem! Por mim, eles vão para casa!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori




6 comentários:

Anônimo disse...

Neste governo do PT, tudo é manipulado, desafio alguém me mostrar alguma coisa honesta que eles tenham concretizado. Quanto aos índices de pesquisa dirigida, são descaradamente manipulados, porque o povão só vota em quem está ganhando, acredite se quiser.!!!

Chicco Salerno disse...

http://veja.abril.com.br/blog/mercados/economia/bc-o-melhor-amigo-da-petrobras/

Anônimo disse...

Esse índice,como todos os outros apresentados pelo governo,é maquiado.Em alguns setores,esse índice (colocam até decimais,para ficar parecendo sério) é simplesmente MENSAL (veja-se o preço fictício dos imóveis)...Num país em que os políticos têm foro privilegiado para se defender,além do corporativismo blindado,qualquer mentira deles,vira verdade para nós...

Anônimo disse...

Essa foto do Lula beijando a Dilma mais parece o ¨cão chupando manga¨.Eta,
nóis...

Unknown disse...

A inflação é um doença crônica no Brasil, não tem cura. E pior: o tratamento desta doença adotada pelo PT só agrava o prognóstico. A inflação está visível no preço dos alimentos, do transporte, do combustível, do aluguel, da cultura e, em breve, na energia elétrica. A vida aqui está dificílima - nunca a vida no Brasil foi tão cara. É o mesmo problema na Venezuela e na Argentina, que estão prestes à explodir.

A inflação é a sina do Brasil, nunca deixará de existir, ou pelo menos, irá durar ainda por muito, muito tempo. A saída do PT é manipular os números e transformar a inflação num sofisma. O governo do PT é um sofisma: é uma coisa, bem ruim, mas, com sua política messiânica diz ser outra coisa...

Anônimo disse...

A situação anda tão feia que o governo autorizou a importação da banana. Tem que baixar a inflação até as eleições de qualquer jeito.