terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Efeito "coronavírus" na economia global.


No último dia 15, este blog fez 8º aniversário, da abertura da atividade que aconteceu no mês de fevereiro de 2012.  O governo do PT, à época, mandava e desmandava. A Presidente Dilma Rousseff estava com alta popularidade, 76% de aprovação entre ótimo e bom.   Era época em que não podíamos se expor por conta de ameaças explícitas.  Enfim, alguns anos depois, veio a Operação Lava Jato que mudou a face do País.  Desde início, não dependemos de verbas publicitárias e sobrevivemos graças  ao espaço oferecido gratuitamente pela Google.  A vida continua e a política do País mudou de viés, de esquerda para direita.  No entanto, tem crise no percurso que independe da vontade do ministro da Economia, Paulo Guedes e do presidente do Banco Central, Campos Neto.  Há nuvens escuras no horizonte. 

No caminhar da vida, aparecem temas espinhosos como o do surto de "coronavírus", considerado um dos mais graves dos últimos tempos, pela Organização Mundial da Saúde.   As notícias sobre a economia vindas do oriente, onde está situado a China, o foco do surto, não são nada animadoras sobre o aspecto econômico. O oriente, incluindo a China, Japão e sudeste asiático, a economia, literalmente, parou.  A segunda e terceira economia do mundo, a China e Japão, deverão fechar o PIB do primeiro trimestre no terreno negativo.  Deverá haver recessão no trimestre em curso.  

Nenhum articulista econômico tem ousadia de fazer previsão sobre o reflexo do "coronavírus" na economia mundial.  Os articulistas de renome, são conservadores e estão com medo, muito medo de opinar e errar.  Maioria dos economistas-chefes de instituições financeiras, tem medo de opinar e ir contra os interesses das corporações a quem prestam serviço.  Pois, eu não sou economista e muito menos economista-chefe de instituição financeira.   No entanto, tenho razoável conhecimento da macro-economia para dar meu "palpite" sobre a influência do "coronavírus" na economia global.

Considero, o efeito do "coronavírus", o mesmo daquele que provocado pela quebra do banco Lehman Brothers, por conta da crise hipotecária dos bancos nos Estados Unidos.  Considero que o "coronavírus" provoque uma crise econômica e financeira tão devastadores à economia mundial quanto àquela da crise financeira mundial de 2008.   A diferença é que o mundo global está mais preparado para enfrentar uma crise do tamanho daquele, muito em função das próprias experiências vividas há pouco mais de uma década.  

No contexto, o Brasil não é ilha de prosperidade.  Pelo contrário, o País está tentando sair do período de "depressão", a pior dos últimos 100 anos.  Não tem jeito. Com o "coronavírus", todos indicadores econômicos deverão ser mais conservadores do que previstos, por mim e pelos articulistas econômicos. O jeito é apertar o cinto e ver no que vai dar!

A única certeza é de que o "coronavírus" vai provocar efeito significativo na economia global e consequentemente na economia do País.

Ossami Sakamori




Um comentário:

Eli Reis disse...

Meu comentário não é sobre economia, é um comentário, mas vejo o Brasil tão preocupado com o coronavirus, mas aqui se está morrendo é de dengue.