domingo, 13 de outubro de 2024

Situação da poluição no Brasil


Na imagem do topo, capitada pelo satélite das entidades de monitoramento do clima do planeta terra,  a cor vermelha está indicando a poluição do ar no continentes sul-americano e em especial, a situação do Brasil, sobretudo em função do prolongado período de seca que assola o País.  Pela dimensão continental do Brasil, a imagem mostra situação "aproximada" e poderá, no decorrer dos próximos dias, mudar para melhor ou para pior.   Com a chegada das chuvas, no final deste mês para o inicio do próximo mês, a situação deverá ser para melhor.   

        
             A   imagem acima, disponível na Folha de São Paulo, de hoje, mostra claramente o efeito da poluição da atmosfera, mostrada e confirmada pela imagem postada no topo desta página. 

          Entre boas notícias é que as últimas medições do nível d'água no Rio Negro, na altura da cidade de Manaus, mostravam, estabilidade, nos níveis de 28,11 metros, há 2 dias, o que significa, a proximidade das chuvas na região da Amazônia, antes previsto para o inicio de novembro, conforme comentamos no dia 31 de março, "Brasil passa pela Amazônia".   A estabilidade no nível do Rio Amazonas, na altura da cidade de Manaus, significa que ao seu montante, está havendo o início do período de chuvas na região.  

            A imagem alarmante da poluição do ar, mostrada pela imagem do satélite e sentido pelos habitantes das regiões atingidas pela poluição, grande parte causadas pelas queimadas, felizmente, está chegando no seu período final.  

          Infelizmente, este comentário deveria ter sido feito pelo Ministério competente, a do Meio Ambiente, cuja titular, a ministra Marina Silva, diz monitorar da sua "sala de situação", tentando, esquivar-se da responsabilidade pelo que ocorre no meio ambiente do País.

            Ossami Sakamori

PS: Agradeço aos comentários postados pelos leitores deste, neste blog, sendo favorável ou desfavorável.  Respondendo ao comentário postado abaixo, quero dizer que minha função de comentarista, é chamar atenção dos fatos que ocorrem no nosso País.  Cabe ao poder público, em nível federal, estadual e municipal, cujos orçamentos que consomem cerca de 40% do PIB, apresentar, baseado em estatísticas e ocorrências reais, apresentar soluções, antecipadamente a cada situação comentada neste blog.   Todo comentário será bem vindo, para melhoria das condições da vida da população brasileira.    Este espaço, o do blog, é cedido gratuitamente pelo portal Google.  

Um comentário:

Anônimo disse...

O que a ministra pode fazer ? Não sou fã dela e nem do governo . Me diga … ela pode o tempo ? Você só sabe criticar e dar uma solução nem passa na sua cabeça