No próximo dia 5, terça-feira, serão realizadas eleições nos Estados Unidos da América, USA, para escolha do seu Presidente da República, com disputa acirrada entre os candidatos, o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harrys. As eleições americanas ganham holofotes no mundo todo, em função de que os Estados Unidos é de longe o maior PIB do mundo, conforme pode ver no gráfico do topo. Diante dos Estados Unidos, o Brasil, descoberto pelo Cabral na mesma época da descoberta do continente norte americano, o regime de governo e a economia não tem comparação.
Apesar da independência dos Estados Unidos ter ocorrido na época próxima a do Brasil: 7 de julho de 1776, no país americano e 7 de setembro de 1822 e ambos países terem suas histórias recheadas de conflitos internos, o país norte americano ostenta, hoje, o maior PIB - Produto Interno Bruto enquanto o Brasil figura como 10ª economia do mundo, tentando alcançar a 8ª posição, atrás da França. Em valores absolutos, o PIB brasileiro corresponde a cerca de 7,2% do PIB americano.
Os Estados Unidos são os maiores parceiros comerciais do Brasil, seguido pela China. Em termos de economia global, o Brasil é como se fosse um "quintal" dos Estados Unidos, apesar do esforço dos sucessivos governos brasileiros tentarem alternativas para o comércio global com a China, o segundo maior PIB do mundo. Em jargão popular, o Brasil tenta sair das "garras" dos americanos para se submeter à vontade dos chineses.
Dentro deste contexto, o Presidente Lula diz ter preferência pela eleição da democrata Kamala Harrys em oposição ao republicano Donald Trump. Nada de errado, o Presidente Lula da Silva, pessoa física, ter sua preferência, no entanto, expor sua opinião sobre resultado das eleições da maior potência econômica do mundo, sendo que no seu próprio território, não ter conseguido eleger os prefeitos da sua legenda. A "exposição" do seu pensamento privado, não ajuda em nada, as relações diplomáticas e comerciais com o próprio Estados Unidos e com o mundo global.
Aproveito deste espaço para sugerir a vocês, a leitura do livro denominado: "A democracia na América", escrito por um francês Alexis de Tocqueville, cuja edição em português está reservado para a Livraria Martins Fontes Editora Ltda. O livro traz noção de como se formou os Estados Unidos da América, hoje, a maior potência econômica do mundo e, também, a democracia mais longeva do planeta. O livro servirá para elucidar os leigos e políticos do Brasil, que se acham os "donos da verdade".
É importante para todos os brasileiros, sobretudo os políticos que nos representam na Capital federal, saber da história da maior democracia do mundo e ver como se processam a escolha do representante maior da nação, a deles. Para o Presidente Lula, recomendo melhor cuidar do seu quintal do que dar palpite na escolha dos dirigentes de outros países, como os Estados Unidos e a Venezuela. E... os investimentos estrangeiros continuam saindo do País ... Tem algo errado no País...
Ossami Sakamori
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não há censura ou moderação nos comentários a serem postados aqui.