terça-feira, 30 de abril de 2024

Rubens Ometto, o exemplo para ser seguido

 

A revista Veja, de hoje, traz no seu caderno econômico, a lista de 100 empresas mais influentes do País.  Entre as quais está a empresa Cosan e da empresa Raízen do grupo empresarial comandada pelo engenheiro formado na USP, o empresário Rubens Ometto Silveira Mello, 74 anos, considerado um dos 10 maiores bilionários do País, com patrimônio estimado em R$ 46 bilhões.  Ele é conhecido no mundo dos negócios como Rubens Ometto.
          Fazendo um breve relato, a Cosan teve início em 1936, pelo então pai do empresário, com uma usina de cana de açúcar, no interior paulista.  A partir de 1986, segundo a matéria, a empresa Cosan adquiriu novas usinas e iniciou a exportação de açúcar.   Hoje, o grupo empresarial investe em setores como agronegócio, distribuição de combustíveis e de gás natural, lubrificantes e logística.  Em 2011, a Cosan, criou uma empresa em sociedade com a Shell, a Raízen, com atuação na produção de açúcar, etanol de cana e na distribuição de combustíveis.   
     O grupo Cosan comandada pelo empresário Ruben Ometto, hoje, possui 35 parques de bioenergia, 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas e opera 14.000 quilômetros de ferrovias.  O grupo econômico comandado pelo empresário tem participação importante na companhia Vale S.A., mais conhecida como Vale do Rio Doce.  
           O empresário Ruben Ometto é uma importante figura no cenário empresarial nacional, que sozinho, tem mais influência do que a própria FIESP, mais conhecida como "Avenida Paulista", onde se encontra a sede da entidade.   Assim como Ruben Ometto, há muitos empresários de ontem e de hoje, que carrega ou participa com uma boa parte do PIB produtivo brasileiro.   Infelizmente, hoje, os dirigentes das classes empresariais são adeptos ou adesistas aos governos de plantões, seja de ideologia esquerda ou da direita.   O atual presidente do FIESP é o empresário Josué Gomes, do setor de tecelagem e é filho do então Vice Presidente, José Alencar na gestão nos 8 anos do primeiro mandato do Presidente Lula. 
           Foi-se o tempo em que figuras proeminentes como do Antônio Ermínio de Moraes do grupo Votorantim ou Benjamin Steinbruch, do então presidente da CSN e do grupo Vicunha, dava as "tintas" para a política industrial do País.  Infelizmente, a política econômica do Governo Lula, inexiste e é tocado por dupla de teóricos sem bagagem e visão para colocar o Brasil dentre as 7 maiores economias do mundo.  Estamos há anos, tentando se colocar na posição de 8ª economia do mundo global.   De  7ª posição, o Brasil, só tem as Cataratas do Iguaçu e tem a maior floresta contínua do mundo, a Amazônia.
        Que o empresário Rubens Ometto seja exemplo para empreendedores brasileiros e que seja, também, a luz para os Governos de plantões.  
           Ossami Sakamori              






Um comentário:

  1. Muito boa lembrança amigo Sakamori. Que sirva de exemplo para empresários gananciosos e tendenciosos que só sabem viver grudados como carrapatos nos governos de plantão 👏👏👏🤝🤝🤝.

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários a serem postados aqui.