Folha. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, deve
expedir os primeiros mandados de prisão do mensalão nesta sexta-feira
(15). No início da tarde de hoje ele determinou o chamado trânsito em
julgado --fim efetivo do processo-- para 16 réus, entre eles o
ex-ministro José Dirceu e alguns que, mesmo sem os votos necessários,
haviam apresentado recursos à corte. A certificação do trânsito em julgado é o último passo necessário antes
da expedição dos mandados de prisão, que devem ser enviados à polícia
por volta das 17h.
1. Ex-ministro José Dirceu
2. Ex-presidente do PT José Genoino
3. Ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares
4. Operador do mensalão, Marcos Valério
5. Ex-sócio de Marcos Valério, Ramon Hollerbach
6. Ex-sócio de Marcos Valério, Cristiano Paz
7. Ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado
8. Ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabelo
9. Ex-diretora da SMPB Simone Vasconcelos
10. Ex-sócio da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado**
11. Ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri**
12. Ex-deputado Romeu Queiroz
13. Delator do esquema, Roberto Jefferson
14. Ex-deputado Bispo Rodrigues
15. Ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas
16. Ex-direitor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto
** Cumprirão penas alternativas
Comentário.
É assim inicia o último ato do julgamento do processo de número 470, denominado de mensalão. O ato que uma grande maioria da população, incluindo este que escreve, já não esperava que acontecesse antes da decadência das penas.
Espero que este seja o início de limpeza no alto poder da República, para que o Brasil retome a sua própria dignidade, mostrando ao mundo que o País é sério. Tantas denúncias são noticiadas, nos altos postos da República, que o Brasil apequenou perante o mundo, nestes últimos anos.
Hoje de manhã, no dia da proclamação da República, afirmei que o Brasil era uma republiqueta de 5ª categoria, pelo envolvimento de figuras notórias na vida política brasileira nas mais diversas formas de atos lesivos à pátria.
Estes cidadãos e cidadãs, utilizando-se de cargos públicos, para praticar ladroagem à luz do dia, para praticar lobby para iniciativa privada, para participar das falcatruas nas empresas de controle da União, para utilizar-se de verbas orçamentárias para angariar apoios políticos, para conseguir dos empresários dependentes do poder público financiamento de suas campanhas eleitorais.
Espero que com o fim deste processo julgado pelo STF, inicie-se uma nova fase, para colocar o País a limpo. Desejo que os operadores da justiça exerçam, cada um, o seu papel e resgate a República, que venha as ser orgulho de todos nós.
Ossami Sakamori
Ainda hoje pela manhã vi uma foto que dizia mais ou menos assim: O dono do tempo sabe a hora de mudar a história . Que comecemos um Novo Tempo aqui também! Mostremos nós nos comentários, nas próximas eleições, quando se fizer necessário que, o que precisamos é Mudar os rumos do nosso País!
ResponderExcluirOntem, a decisão de Joaquim Barbosa, pode ter sido uma nova proclamação da República, em que uma decisão fundamental para o destino do Brasil, desta vez, contou com participação efetiva de toda a sociedade brasileira, sem exceções. Acho que, em muitos anos, não tivemos um feriado tão discutido e comemorado. O pedido de prisão dos principais mensaleiros no dia da Proclamação da República foi, sem dúvida, um ato simbólico.
ResponderExcluirE como vivemos ainda num país dividido, de uma maneira muito peculiar, vejo as viúvas ressentidas do PT despejando ódio e rancor, misturados com um tipo de preconceito que é só nosso, em cima da figura do venerável Joaquim Barbosa. E os que comemoram, pelos mais diversos motivos a atuação do já citado presidente do STF. Em nenhum momento, o lado de lá, do PT, falou em justiça, mas apenas em interesses ideológicos, um dogmatismo tão cego quanto fingido. José Dirceu não é mártir de nada é, na verdade, um Tiradentes às avessas... Mas ainda há muitos como o Zé Dirceu, como mostram os escândalos envolvendo o governo e a prefeitura de São Paulo.
E, pela primeira vez, a justiça puniu, finalmente um "Pê", que tem dinheiro, influência, admiradores e, claro, bons advogados. Agora, foi o PT, mas esperamos a punição de muitos outros "Pês" com dinheiro no bolso, geralmente, roubado dos cofres públicos.
Com o fim do caso do Mensalão, o Brasil, após décadas de incerteza, começa a chegar a maturidade. Ainda falta muito, mas estamos caminhando.
Isso não passa de um truque de mágica . E todo truque só é feito pq o mágico tira a atenção da plateia .
ResponderExcluirNão acho que foi feito justiça .
- cadê o dinheiro ?
- como eles ainda tem o direito a receber salário .
Com um trabalhador comum isso é motivo de cadeia e justa causa .
Resumindo ... + uma vez somos ludibriados .
O BR continua fingindo que é um país , finge que tem justiça , finge que tem gente séria , finge , finge e finge ... Enquanto "Justin beaber" (nem sei se escreve assim) vem aki e faz o que quer , mostrando ao mundo o q realmente somos.
Parabéns BR .